Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Facebook liberou para os usuários uma nova ferramenta que permite criar efeitos de câmera personalizados para usar no aplicativo da rede social. Chamado "Frame Studio", o recurso nativo oferece um editor para montar temas criativos direto pelo navegador, utilizando imagens do computador.

O interessante é que essas artes criadas no estúdio aparecerão para você e seus amigos na hora de postar fotos usando a câmera do Facebook ou em temas de imagem de perfil, caso elas sejam aprovadas. O editor não pede para baixar nada no PC e é gratuito para acessar. Basta fazer login com o nome de usuário e senha da rede social e soltar a imaginação na hora de criar. Para descobrir como enviar os temas pelo Frame Studio, veja as dicas neste tutorial completo.

Facebook oferece Frame Studio para criar efeitos de câmera personalizados (Foto: Foto: Divulgação/Facebook)Facebook oferece Frame Studio para criar efeitos de câmera personalizados (Foto: Foto: Divulgação/Facebook)

Facebook oferece Frame Studio para criar efeitos de câmera personalizados (Foto: Foto: Divulgação/Facebook)

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

Passo 1. Abra o Facebook no seu computador, acessando normalmente com nome de usuário e senha. Em seguida, encontre a categoria "Explorar" no menu da esquerda da tela e clique em "Criar um tema". Você também pode acessar diretamente pelo link (facebook.com/fbcameraeffects/home/);

Acesse o recurso de temas do Facebook pelo PC (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o recurso de temas do Facebook pelo PC (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse o recurso de temas do Facebook pelo PC (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Clique no botão azul de "Criar um tema", que pode ser encontrado no topo direito da tela ou ao longo da página;

Inicie a criação do seu tema pelo navegador do PC (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie a criação do seu tema pelo navegador do PC (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Inicie a criação do seu tema pelo navegador do PC (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Será aberta uma nova tela, com exemplos de produções. Clique em "Começar" para criar sua arte;

A arte do Facebook poderá ser vista por seus amigos: clique em começar (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)A arte do Facebook poderá ser vista por seus amigos: clique em começar (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A arte do Facebook poderá ser vista por seus amigos: clique em começar (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. O primeiro passo é escolher um plano de fundo, com a cor que preferir ou manter transparente. Para isso, clique em "Background" e selecione um dos tons na paleta de cores. A mudança é aplicada na automaticamente no projeto;

Altere o plano de fundo da arte ou deixe em transparente se preferir (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Altere o plano de fundo da arte ou deixe em transparente se preferir (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Altere o plano de fundo da arte ou deixe em transparente se preferir (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Agora será necessário carregar as artes (imagens) do seu computador, para montar no projeto. Pode usar imaginação com todo o tipo de imagem, com flores, animais e mais. Vale ficar atento para enviar apenas imagens com boa ou alta resolução. O resultado fica melhor com itens de fundo transparente (PNG).

OBS: Além disso, não é indicado usar fotos de outras pessoas, apenas elementos, desenhos pessoais, textos ou objetos. Para isso, clique no botão de "Carregar arte", encontre a imagem no seu PC e confirme em "Abrir";

Escolha uma imagem no computador para iniciar a arte no Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha uma imagem no computador para iniciar a arte no Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Escolha uma imagem no computador para iniciar a arte no Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. É possível personalizar as dimensões da imagem. Para mover, clique na imagem e arraste pelo cenário. Para aumentar ou diminuir o tamanho, arraste as bordas (com pontos em branco) para dentro ou para fora. Note que há marcadores automáticos para mostrar quando a imagem está centralizada e a distância das bordas;

Ajuste a imagem dentro do projeto e alinhe as laterais (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste a imagem dentro do projeto e alinhe as laterais (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ajuste a imagem dentro do projeto e alinhe as laterais (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Agora repita o procedimento adicionando todos os elementos para compor seu projeto de efeito de câmera. Lembre que o ideal é manter as imagens nas laterais da tela, como uma moldura, para não ficar na frente da sua selfie ou foto com amigos quando for aplicada no app. Outra ferramenta de edição que está disponível pode ser encontrada em um pequeno menu de "seta" em cada imagem, que abre uma aba com itens de "Trazer para a frente", "Trazer para trás" (caso estejam duas imagens sobrepostas), substituir arte, duplicar ou até excluir. O usuário também pode encolher na largura ou altura, conforme preferir;

Ajuste cada imagem no projeto ou até exclua se preferir (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste cada imagem no projeto ou até exclua se preferir (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ajuste cada imagem no projeto ou até exclua se preferir (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Confira como a sua arte vai ficar com a orientação vertical e horizontal, nos modelos laterais. Para ampliar a visualização, posicione o mouse em um deles. Com sua arte pronta e ajustada, clique em "Avançar" na base direita da tela;

Confira a disposição do tema nas orientações de tela e confirme em avançar (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira a disposição do tema nas orientações de tela e confirme em avançar (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Confira a disposição do tema nas orientações de tela e confirme em avançar (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 9. Chegou o momento de registrar sua arte. Digite um título em "Nome do tema" depois escolha seu perfil como proprietário do efeito. Personalize a localização, determine se o efeito vai ficar ativo por tempo indeterminado ou limitado e utilize palavras-chave relacionadas. Ao final, clique em "Avançar";

Personalize os dados da arte e adicione palavras-chave sobre o tema  (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalize os dados da arte e adicione palavras-chave sobre o tema  (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Personalize os dados da arte e adicione palavras-chave sobre o tema (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 10. Veja a aplicação da sua arte personalizada no celular, em orientação horizontal e vertical. Se estiver tudo certo, confirme em "Enviar". Caso prefira revisar depois, também é possível "Salvar como rascunho";

Confira o resultado final aplicado nas orientações de tela e confirme para enviar (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira o resultado final aplicado nas orientações de tela e confirme para enviar (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Confira o resultado final aplicado nas orientações de tela e confirme para enviar (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 11. Pronto, será mostrada a mensagem de confirmação do envio e seu tema será analisado pelo Facebook. Esse processo demora cerca de uma semana e caso seja aprovado seu filtro ficará disponível para você e seus amigos usarem nos efeitos de câmera ou tema de perfil. O Facebook vai enviar uma notificação para você caso esteja liberado. Confirme em "Concluir" para fechar a mensagem.

Mensagem confirmará o envio do seu tema personalizado para os efeitos de câmera ou perfil do Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Mensagem confirmará o envio do seu tema personalizado para os efeitos de câmera ou perfil do Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Mensagem confirmará o envio do seu tema personalizado para os efeitos de câmera ou perfil do Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual a sua rede social favorita? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.