O Brasil será o primeiro país da América Latina a receber o Android Pay, sistema móvel de pagamentos do Google. O anúncio foi feito durante a Google I/O 2017, conferência da empresa para desenvolvedores. Lançado nos Estados Unidos em 2015, o serviço deve começar a funcionar até o final do ano em celulares com NFC, tecnologia de troca de informações por aproximação física, sem fio.

Segundo o Google, quase todos os terminais de pagamento no Brasil – as famosas maquinhas – já suportam com NFC, o que permitiria usar o Android Pay na maioria das lojas. O sistema permite cadastrar cartões de crédito ou débito para efetuar a compra com o smartphone e, para garantir a segurança dos dados, o app utiliza um método de geração de códigos (tokens), sem armazenar informações no celular.

Android Pay, serviço de pagamentos do Google, chega ao Brasil até o final de 2017 (Foto: Divulgação/Google)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O serviço de pagamento do Google é semelhante ao Samsung Pay, carteira virtual da Samsung que chegou ao Brasil em 2016 para smartphones da linha Galaxy a partir do S6 e do A5 (2016). Nos primeiros dias de funcionamento da ferramenta no país, alguns usuários relataram dificuldades ao efetuar pagamentos.

No caso do Android

... Pay, o sistema para substituir os cartões de plástico deve chegar a todos os telefones recentes com NFC. É possível também que, assim como funciona nos Estados Unidos, o aplicativo permita fazer pagamentos dentro de apps, como o Uber, ou usar cartões de milhagem e cupons de desconto.

Carteira virtual para celulares com Android usa códigos para garantir segurança dos dados do cartão de crédito (Foto: Divulgação/Google)

Além do Brasil, os países Canadá, Espanha, Rússia e Taiwan também devem receber o aplicativo para download na Google Play Store até o final de 2017. Nesta primeira fase de implementação o serviço terá entre os parceiros brasileiros as empresas Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa, Mastercard, Visa, Elo e Porto Seguro.

Consultado pelo TechTudo, o Google Brasil não soube informar a data exata para início da operação do Android Pay no país. Solução similar, mas da rival Apple, o Apple Pay estava previsto para desembarcar no Brasil em outubro do ano passado, segundo dados de bastidores, mas o prazo não foi cumprido. Até hoje os donos de iPhone e Apple Watch não têm uma solução nativa de carteira digital.

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.