Existe uma maneira simples de proteger seu Android ao baixar aplicativos em formato APK no celular. O Metadefender é um serviço que escaneia arquivos online – inclusive os apps APK – em 40 bases de dados de 40 antivírus diferentes. Ele diz se existe ameaça e ainda limpa o instalador se houver um malware escondido.

Dessa forma, o usuário consegue ter um pouco mais de segurança ao obter apps de fora do Google Play Store, a loja oficial de apps do Android, o que reduz drasticamente o risco de infeção do celular. A dica é válida para aqueles momentos em que não é possível baixar um programa diretamente da Play, como quando versões de apps ainda não estão disponíveis no Brasil, mas já podem ser baixadas via APK.

Veja como escanear apps em APK no Android (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Você já precisa ter o arquivo .APK salvo no seu smartphones. Feito isso, acesse o Metadefender pelo navegador do celular.

Passo 2. Toque em “Select a file” e acesse o gerenciador de arquivos do seu Android.

... 64,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">

Importe o arquivo APK para o Metadefender (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Escolha um arquivo em APK baixado anteriormente. Aguarde o progresso do escaneamento por vírus.

Selecione o APK e comece a escanear (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Um aviso na tela mostrará quais antivírus detectaram ameaças. Caso haja problemas, o Metadefender oferecerá na hora uma versão segura para download. Se não houver problemas, é só usar o APK que você já tem no celular com segurança.

Mensagem informa que "nenhuma vulnerabilidade foi relatada para este arquivo" (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. O site ainda mostra informações úteis mais abaixo, como a data de atualização das bases de dados de antivírus usadas, além do histórico de detecção do mesmo APK – assim é possível checar se um determinado app é famoso por conter infecção.

Confira os antivírus usados e o histórico de detecção (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Além de ser online e usar 40 antivírus diferentes ao mesmo tempo, o Metadefender é capaz de escanear o arquivo parte por parte. O serviço descompacta o APK online, varre o código interno e se certifica de que realmente não há nada de errado antes de dar o sinal verde para o usuário.

Onde baixar arquivos APK totalmente seguros para meu celular? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.