O sistema de desbloqueio por íris do Galaxy S8, o celular da Samsung, foi burlado por um hacker da Alemanha, que usou apenas uma câmera digital comum, uma impressora a laser e lentes de contato para realizar o experimento. O procedimento, fácil de ser reproduzido e considerado "barato", põe em xeque a aposta de empresas de tecnologia em torno de sistemas de reconhecimento de íris.
Hacker alemão imprimiu foto do olho da vítima e colocou uma lente de contato por cima (Foto: Reprodução/Media.ccc) Galaxy S8 tem brecha que permite acessar telefone usando uma foto do dono O método usado consiste em tirar uma foto do rosto do proprietário do S8, imprimi-la e alinhá-la de forma precisa com a lente de contato. De acordo com Jan Krissler, o responsável pela descoberta, o celular irá identificar o olho do usuário impresso por trás das lentes e liberar acesso a todas as suas funções naturalmente. Alguns cuidados, como tirar a foto em modo noturno e remover o filtro infravermelho, ajudaram a aumentar a eficiência da técnica. Curiosamente, de acordo com os hackers, impressoras da Samsung rendem resultados melhores.
Depois só foi preciso colocar o papel em frente ao smartphone (Foto: Reprodução/Media.ccc) O reconhecimento de íris é apresentado pela Samsung como o método de autenticação de segurança mais seguro disponível e que deverá acabar se tornando um padrão de segurança global em breve. A propósito do lançamento do Galaxy Note 7 – smartphone que saiu de linha após diversos relatos de explosões e primeiro com essa tecnologia, depois adotada no S8 –, o gerente de produto Renato Citrini disse ao TechTudo que o recurso é "200 vezes mais seguro" do que o leitor de impressões digitais, presente em diversos celulares. Em entrevista ao site Ars Technica, o hacker alemão disse que a tecnologia ainda não é robusta o suficiente e que próximos smartphones com sensores de íris podem acabar apresentando as mesmas brechas. No passado, o expert em tecnologia também reconstruiu as impressões digitais da ministra da defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen. Ele usou fotos dos dedos dela e criou digitais falsas para burlar o Touch ID, leitor biométrico do iPhone.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Posicionamento da Samsung Leia na íntegra, a seguir, a resposta enviada pela Samsung Brasil ao TechTudo. “Estamos cientes do relatório, mas gostaríamos de assegurar aos nossos clientes que a tecnologia de reconhecimento de íris no Galaxy S8 f...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.