As Live Photos, fotos animadas capturadas pelo iPhone 6S e iPhone 7 (iOS), consomem cerca de duas vezes mais armazenamento que uma imagem normal. Isso pode ser um inconveniente para quem possui um aparelho com pouca memória e precisa economizar espaço.

Se esse é o seu caso, confira a dica e aprenda a desativar o recurso de Live Photo para tirar fotos estáticas e, portanto, bem mais leves no celular da Apple. Você perderá a animação ao pressionar com força uma foto na galeria, mas, por outro lado, poderá armazenar até duas vezes mais imagens em seu telefone.

Aprenda a desativar Live Photos para economizar memória no iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Passo 1. Note que a configuração é realizada no próprio aplicativo da câmera, e não nos Ajustes do iPhone. Então, o primeiro passo é abrir a câmera do iPhone.

... 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">

Abra o app de câmera no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, antes de tirar qualquer foto, certifique-se de que a opção "Live" está inativa. Ela é representada pelo ícone de vários círculos concêntricos amarelos, conforme indicado na imagem.

Desativando as Live Photos no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. A mensagem "Live inativo" aparecerá na parte superior da tela. Isso indica que a Live Photo está desativada e você poderá capturar imagens mais leves.

Aviso informa que recurso foi desativado no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como converter imagens do tipo Live Photos em fotos estáticas

Se você possui imagens capturadas com o recurso de Live Photo ativo e quer convertê-las para fotos normais para liberar espaço, é possível fazer isso pelo app de Fotos.

Nele, abra a Live Photo que você quer converter em imagem estática, toque sobre o botão de compartilhamento e vá em duplicar. Por fim, escolha "Duplicar como Foto Estática" e apague a imagem original. Confira mais detalhes neste outro tutorial.

Convertendo uma Live Photo em imagem estática no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Com essas dicas simples, você poderá tirar fotos mais leves e economizar espaço em seu iPhone.

iPhone travou na tela da maçã: o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.