Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O chip do celular permite usar um código numérico (PIN), que passa a ser necessário para quando o usuário quiser fazer uma ligação ou acessar a internet. O ajuste pode ser feito diretamente pelo Android, sem precisar baixar aplicativos, nem lotar o armazenamento do smartphone.

No passo a passo a seguir, a gente te ensina como usar o PIN no telefone. A dica é válida para proteger o SIM card em caso de perda, troca ou roubo do telefone, e ainda impede cobranças indevidas. Caso a senha seja inserida incorretamente muitas vezes pelo invasor, acontecerá o bloqueio permanente do cartão.

Veja como adicionar bloqueio de chip SIM e manter a segurança no Android (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Veja como adicionar bloqueio de chip SIM e manter a segurança no Android (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Veja como adicionar bloqueio de chip SIM e manter a segurança no Android (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Vale lembrar que esse código PIN será exigido todas as vezes que o celular for reiniciado ou ligado. É interessante também manter o bloqueio de tela do celular ativado para proteger seus dados pessoais. Apesar do tutorial ser elaborado no Android 7.0 Nougat da versão Motorola, o recurso está disponível em diferentes modelos de celulares e versões do sistema do Google.

Como ativar o bloqueio do SIM card

Passo 1. Acesse as "Configurações" do celular com Android, no menu de aplicativos. Depois encontre a categoria de "Segurança".

Abra as configurações de segurança no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra as configurações de segurança no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra as configurações de segurança no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Toque na opção de "Configurar bloqueio do SIM" e ative a chave ao lado de "Bloquear cartão SIM", no chip da sua operadora ativa.

Acesse o recurso de bloqueio de cartão SIM no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o recurso de bloqueio de cartão SIM no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse o recurso de bloqueio de cartão SIM no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Confirme com um "Ok" no alerta automático. Em seguida, digite o código PIN padrão do seu chip SIM. Esse número (normalmente de 4 dígitos) pode ser encontrado no cartão que a operadora entrega com o SIM card. Confirme em "OK".

Ative o bloqueio de chip SIM por PIN no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative o bloqueio de chip SIM por PIN no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ative o bloqueio de chip SIM por PIN no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como personalizar o código PIN

Passo 1. Caso não queria decorar uma nova senha, saiba que é possível colocar um código personalizado. Para isso, pressione a opção "Alterar PIN do SIM". Digite o PIN padrão atual e confirme em "OK".

Altere no código PIN de bloqueio SIM no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Altere no código PIN de bloqueio SIM no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Altere no código PIN de bloqueio SIM no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora digite o novo PIN (com 4 dígitos numéricos), com uma senha de preferência. Pressione "OK". Repita o novo código para confirmar e toque em "OK" novamente para fazer a alteração.

Escolha um novo código e confirme para ativar no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha um novo código e confirme para ativar no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Escolha um novo código e confirme para ativar no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como desativar o PIN

Caso não queira mais usar a função, o usuário poderá desativar o PIN no aparelho. Para isso, desligue a chave ao lado de "Bloquear cartão SIM". Digite seu PIN atual e confirme em "OK". Você pode ativar e desativar quando preferir.

Desative o bloqueio de código SIM quando preferir (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Desative o bloqueio de código SIM quando preferir (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Desative o bloqueio de código SIM quando preferir (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como liberar o SIM card depois de reiniciar celular

Veja um exemplo de como é solicitado o código PIN ao reiniciar o celular com Android. Sem digitar o código, o usuário fica impossibilitado de usar os serviços da operadora do chip SIM, com ligações apenas para números emergência, e inatividade de dados móveis. Digite o PIN e toque no botão de "check" para liberar o uso.

Use o código PIN para desbloquear o chip SIM e conseguir fazer ligações no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Use o código PIN para desbloquear o chip SIM e conseguir fazer ligações no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Use o código PIN para desbloquear o chip SIM e conseguir fazer ligações no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual é o melhor celular dual SIM? Descubra no Fórum do TechTudo.

Vídeo traz cinco dicas para ganhar mais espaço no Android

Vídeo traz cinco dicas para ganhar mais espaço no Android

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.