Alpha Go, a inteligência artificial criada pelo Google e pelo estúdio britânico DeepMind, vai se aposentar temporariamente para que o estúdio por trás da tecnologia desenvolva mais sua programação e alcance novos objetivos. Trata-se de uma pausa sem tempo definido de retorno após derrotar mais um dos campões do jogo de tabuleiro Go, o chinês Ke Jie, em uma partida de “três a zero”.

Além de Ke Jie, a Alpha Go já venceu partidas de Go contra outros campeões do mundo todo, incluindo uma equipe formada por cinco campeões chineses: Chen Yaoye, Zho Ruiyang, Mi Yuting, Shi Yue e Tang Weixing. Sua fama nasceu em março de 2016, quando derrotou — usando recursos de inteligência artificial — Lee Sedol, um dos jogadores profissionais de maior destaque do cenário.

Ke Jie é derrotado pela Alpha Go, na China (Foto: Reprodução/TechCrunch)

O que é Go?

Go é um jogo de tabuleiro milenar, composto por um campo e diversas peças nas cores preta e branca. O objetivo é dominar o território, posicionando sua peça no encontro das linhas do tabuleiro e, assim, eliminar as peças do adversário, envolvendo-as. O Go tem origem chinesa, mas é popular em diversos países asiáticos, incluindo Japão e Coreia do Sul. Podendo ser jogado, até, por robôs.

... 037037%;">

Tabuleiro de Go (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A DeepMind foi comprada pelo Google em 2014, por US$ 500 milhões, com o objetivo de vencer este tipo de jogo, a partir do desenvolvimento de uma inteligência artificial capaz de entender e prever movimentos no tabuleiro.

"A partir de agora, a equipe de pesquisa por trás da Alpha Go vai levar seus esforços para o próximo passo de grandes desafios", disse Demis Hassabis, diretor da DeepMind, após mais uma vitória de sua criação.

A intenção, segundo Hassabis, é que eles possam usar essa tecnologia e algoritmos para ajudar cientistas na resolução de problemas complexos, como cura para doenças, redução no consumo de energia ou inventando materiais revolucionários. Enquanto isso, a Alpha Go melhora e fica fora dos jogos.

Via Google

O que é o Painel de Controle do Google? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.