Gwent é um jogo de cartas grátis para PS4, Xbox One e PC, que permite participar de embates no estilo “um contra um”, com cards inspirados pela série The Witcher. O game pode ser baixado nas lojas online dos consoles, também para computadores, via GOG, com dublagem e textos em português. Aprenda a jogar e dar os primeiros passos rumo ao topo dos torneios e desafios.

O que é Gwent e como foi criado

Gwent é um jogo de cartas que também existe no mundo da série The Witcher. O game apareceu pela primeira vez nos livros da saga – publicações que originaram os jogos protagonizados por Geralt De Rivia –, citado brevemente entre algumas páginas, mas ganhou o formato digital pela primeira vez em The Witcher 3: Wild Hunt.

Gwent nasceu nos livros e no game The Witcher (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Gwent também teve edições físicas e limitadas, lançadas no mundo real, com edições especiais de The Witcher 3. Com o sucesso, a produtora CD Projekt RED resolveu expandir o universo e relançar Gwent como um card game em separado, sem a necessidade do jogo anterior e agora gratuito.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como jogar Gwent

As regras de Gwent são bem simples: cada jogador compra dez cartas de seu baralho no início da partida e precisa baixá-las no tabuleiro, que por sua vez é dividido em três fileiras possíveis: ataque corporal, longa distância e cerco. O objetivo é somar a força em número dessas cartas

... e superar a força do oponente, fazendo com que ele passe o turno e você seja o vencedor ou vencedora.

E só há duas ações ao longo da partida: jogar uma carta ou passar o turno. No segundo turno, compra-se duas cartas adicionais, e no terceiro turno – se houver – apenas uma.

Gwent envolve comparação de força em número (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Geralmente, uma partida de Gwent se desenrola no sistema de “melhor de três”. Quem vence duas rodadas primeiro, ganha. A maioria das cartas, porém, possuem habilidades especiais, que podem modificar sua sorte no campo de batalha, trocar o clima para beneficiar ou danificar cartas, atacar com mais poder, incluir defesa, entre outros poderes diferenciados.

Isto vai além da regra básica e cada carta varia de ponto a ponto – é necessário ler a descrição de cada uma, antes de lançá-la ao tabuleiro. Antes de cada partida também é possível trocar cartas da mão inicial, o que é chamado de "mulligan".

Primeiro de tudo: desafios

Mas antes de jogar no modo multiplayer, que é o principal atrativo de Gwent, é altamente indicado passar pelos desafios. Eles funcionam como uma “fase de aprendizado”, para que você aprenda o básico do game na prática. Cada desafio ensina a jogar cartas, fazer combos, criar baralhos ou até mesmo criar cartas.

Desafios são a forma de conseguir aprender Gwent corretamente (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Após a conclusão dos primeiro conjuntos de desafios básicos – as duas primeiras linhas – o jogador tem a opção de realizar os desafios de cada raça – estes já são mais complexos, pois são partidas contra o computador, mas vão ajudar a dominar a jogabilidade e as estratégias em cada embate contra os oponentes.

Dicas para ser um mestre

Gwent não envolve apenas somar o poder das cartas para vencer. É preciso ter estratégia. O blefe é uma dessas estratégias. Não há comunicação direta entre os oponentes nos consoles ou na maioria das partidas online, mas é possível fazer com que seu oponente pense que você está com a mão ruim, jogando as cartas certas, e, assim, fazendo com que ele jogue as cartas mais poderosas, logo de cara.

O blefe é importante na partida de Gwent (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Isso possibilita vencer com mais facilidade, além surpreender o desafiante. Outra dica é saber com qual das facções de Gwent você se identifica mais: Skellige, Monstros, Nilfgaard, Reinos do Norte ou Scoia'tael. Saber suas características e dominar cada uma delas pode fazer a diferença contra o oponente. O recado é: estude as cartas e leia suas descrições, para entender como combiná-las no campo de batalha.

Como abrir barris e conseguir cartas

Gwent é um jogo gratuito, mas que usa dinheiro para comprar barris com mais cartas. Estes barris também podem ser obtidos por meio do jogo, apenas jogando partidas e conseguindo valores virtuais. Assim como em outros games similares, cada barril traz cards variados, que podem ser comuns, raros, épicos e lendários.

Os barris concedem novas cartas em Gwent (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Quatro cartas iniciais são abertas e, ao fim, é preciso escolher entre uma mais forte. O barril te dá três opções finais, mas só uma pode ser escolhida – enquanto as outras duas são destruídas. É bom escolher sabiamente, pois não há garantias de que as outras virão em barris futuros.

Como criar baralhos

O processo de criar baralhos em Gwent é de extrema importância e o jogador deve ficar algum tempo se familiarizando com seu menu de construção. É preciso ficar de olho em pequenos detalhes: o mínimo de 25 cartas, a quantidade máxima de cartas de prata (seis) ou ouro (quatro) e em qual das linhas do tabuleiro a carta escolhida vai se posicionar: ataque corporal, longa distância e cerco, como explicamos mais acima.

Saiba montar seu baralho em Gwent (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Antes de começar a montagem do baralho, é necessário escolher sua carta de líder, que vai ter um efeito especial durante o combate, bem como a facção, que fornecerá os cards e os tipos de cards para a construção. Ao sair da fase de montagem, não esqueça de salvar seu baralho e nomeá-lo, de acordo com sua estratégia: “deck de ataque”, “deck de descarte”, ou qualquer outra nomenclatura que seja o foco da estratégia.

Como criar cartas

Gwent conta com um sistema de criação de cartas. Praticamente qualquer carta pode ser “craftada”, como é dito informalmente, a partir dos “Restos”, que por sua vez são itens criados por meio de cartas desfeitas pelo usuário – funcionalidade disponível a partir do nível três.

Criar cartas vai te permitir ter cards que não saíram nos barris em Gwent (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O custo para criar uma carta varia bastante. Pode ser de 30 restos ou de 800, entre outros possíveis custos, por exemplo. O valor destoa de acordo com a raridade do card desejado pelo jogador. É possível conseguir Restos também em recompensas de temporada e em recompensas diárias – como, por exemplo, vencer um determinado número de rodadas.

Jogando o multiplayer

O multiplayer de Gwent é seu principal atrativo. Ao jogá-lo o usuário avança de nível, consegue novos barris e tem a experiência de enfrentar um adversário humano, em outro lugar do mundo, por meio da internet. Participar de embates online sempre será a opção mais divertida e indicada para jogar Gwent.

No menu inicial de Gwent você pode entrar no multiplayer (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O multiplayer pode ser acessado logo na primeira opção do menu. No nível dez, o usuário pode participar de embates classificatórios, que valem posições de rank. Mas é altamente indicado estar com baralhos bem construídos e bem testados, antes de começar a se aventurar nas classificatórias – que sempre vão valer pontos.

O multiplayer funciona da mesma forma que as partidas contra o computador – todos os comandos e funcionamento de cartas são os mesmos – com a exceção de que quem está do outro lado é um outro jogador. A regra se mantém: venceu dois rounds, venceu a partida inteira.

Vença partidas no multiplayer para subir no ranking em Gwent (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Quanto mais vitórias, mesmo em partidas casuais, mais recompensas, seja no rank ou por meio de pontos ou ouro para comprar barris. A evolução em Gwent é bem natural e corresponde ao que um jogo de cartas online deve ser.

Cross-play e cross-buy

Gwent será compatível com a tecnologia cross-play, isto é, multiplayer cruzado entre plataformas. Quem jogar no PC, poderá jogar contra usuários no PS4 ou Xbox One. Porém, Xbox One e PS4 não jogarão entre si.

Gwent está disponível no PC, Xbox One e PS4 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Já no caso de PC, os usuários do Windows 10 terão a vantagem, na versão UWP (Universal Windows Platform), de jogar com a mesma conta do Xbox One. Assim, todo o progresso e cartas compradas ou obtidas em uma conta, valerão para a outra, e vice-versa. A versão PS4, contudo, permanecerá independente e seu progresso não será transferido ao PC.

Recompensas

Como citamos brevemente, há recompensas em Gwent que podem dar restos, minério, pó de meteorito e até cartas. Os objetivos variam bastante e podem ser conferidos no menu de recompensas, divididos por Nível, Ranking, Diária e Temporada.

Recompensas de Gwent variam entre ranking, rodadas, nível (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Modificações estéticas

Gwent reserva algumas modificações estéticas no menu Brindes. Essas modificações são avatares para o perfil do jogador, bordas mais bonitas e títulos para serem usados no modo multiplayer. Todas elas não influenciam em nada na jogabilidade, apenas na diferenciação visual de cada perfil.

Há ainda modificações estéticas, para seu perfil em Gwent (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Assim como outras recompensas, os brindes estéticos também são obtidos a partir de objetivos específicos completados ou níveis alcançados. Configure seu perfil da forma que bem entender e prepare-se para os embates.

Após este guia básico, você deve ter tudo que for preciso para começar a se dar bem em Gwent nos combates contra outros oponentes no multiplayer. Prepare seu baralho e comece a subir no ranking.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.