O Truecaller é um aplicativo gratuito para Android e iPhone (iOS) que permite bloquear chamadas e mensagens SMS. O app oferece uma lista negra com números conhecidos por enviarem spam, e alerta o usuário caso uma ligação ou SMS seja recebido de um desses números. Além disso, também é possível bloquear manualmente qualquer número de telefone.

No tutorial a seguir, o TechTudo ensina o passo a passo para configurar e usar o Truecaller no celular da Apple e em smartphones com o sistema do Google.

Aprenda como bloquear chamadas e SMS no Android e iPhone (Foto: Ana Marques/TechTudo)

iPhone (iOS)

Passo 1. Ao abrir o Truecaller pela primeira vez, é necessário fazer um rápido cadastro. Para isso, entre com o seu número e confirme o código recebido por SMS.

... 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">

Entre com o seu número de telefone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Preencha os campos com seu nome, sobrenome e e-mail. Depois, toque em "Continue". Se preferir, você pode tocar em "Preencher com Facebook" para usar os seus dados cadastrados na rede social.

Realizando cadastro no Truecaller (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Após fazer o cadastro, o aplicativo informa que é necessário habilitar o Truecaller nas configurações do iOS. Abra, então, o aplicativo "Ajustes" e toque em "Telefone".

Abra as configurações do telefone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Agora toque em "Bloqueio e Identificação" e ative o item "Truecaller". Feito isso, volte ao aplicativo.

Ative o Truecaller (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Toque em "ID de Spam" e, na sequência, em "Atualizar agora". Isso faz com que o app baixe uma lista de números conhecidos por enviarem spam e te alerte ao receber uma ligação ou SMS de um desses números. Caso queira bloquear um telefone manualmente, toque em "My Block List".

Atualizando lista negra do Truecaller (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Em seguida, toque sobre o ícone de "+", no canto superior direito da tela. Agora, basta preencher o número que você quer bloquear e o nome e tocar em "Salvar", também no canto superior direito.

Adicionando um número à lista de bloqueio (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Ainda em sua lista de bloqueio, caso queira remover um número, toque sobre ele e deslize o dedo para a esquerda. Por fim, toque em "Desbloquear".

Desbloqueando um número (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Para bloquear um número da sua agenda, abra a guia "Contatos" e localize o contato que você deseja bloquear. Toque sobre ele e, dentre as opções, estará o item "Bloquear e Reportar".

Bloqueando um número da agenda (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Android

Passo 1. Ao abrir o Truecaller pela primeira vez, é necessário fazer um rápido cadastro. Para isso, entre com o seu número e toque em "Continuar". No caso do Android, a verificação é feita automaticamente, sem a necessidade de confirmar nenhum código.

Registrando número no Truecaller (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Em seguida, preencha o seu nome, sobrenome e e-mail e clique em "Continuar". Se preferir, você pode tocar em "Google" para usar os seus dados cadastrados na conta.

Preencha os seus dados pessoais (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Agora, para bloquear um número da sua agenda, toque sobre o ícone da silhueta, no canto inferior direito, e localize o contato que você deseja bloquear. Toque sobre ele e, dentre as opções, estará o item "Bloquear".

Bloqueando um contato da agenda (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Para bloquear mensagens SMS, toque sobre o ícone localizado no canto inferior esquerdo da tela. Você precisa definir o Truecaller como cliente padrão de SMS. Para isso, toque em "Continuar" e em "Sim" para confirmar.

Configurando bloqueio de SMS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Para ativar o bloqueio automático de spam, abra o menu do aplicativo e toque em "Configurações". Nas configurações do Truecaller, toque em "Bloquear".

Acesse as configurações do app (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Ative a opção "Bloqueie os maiores spammers". Em seguida, toque em "Ver a minha lista de bloqueados" e, por fim, toque sobre o botão "+", no canto inferior direito da tela.

Adicionando um número à lista de bloqueio (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Escolha "Bloquear um número" – ou a opção de sua preferência. Depois basta preencher o número que você quer bloquear e o nome e tocar em "Bloquear".

Adicionando um número à lista de bloqueio (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Ainda em sua lista de bloqueio, caso queira remover um número, toque sobre o ícone de menos "-", à direita do número que você quer desbloquear. Por fim, toque em "Sim" para confirmar.

Desbloqueando um número (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Com essas dicas, você poderá usar o Truecaller para bloquear chamadas e SMS no Android e no iPhone.

Como descobrir quem me bloqueou no WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.