Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Windows 10 conta com um recurso que permite configurar um HD externo para gravar um espelho do computador para fins de backup. Com a função de Espaços de Armazenamento, o usuário pode manter uma cópia dos dados funcionando automaticamente sem depender de um programa de terceiro.

Uma vez configurada, a ferramenta do Windows grava os arquivos novos e antigos nos dois discos simultaneamente. Se um falhar, o dispositivo redundante recupera as informações. Aprenda no tutorial como configurar no PC.

Aprenda como usar um HD externo para backup via espelhamento no PC (Foto: Diego Borges/TechTudo)Aprenda como usar um HD externo para backup via espelhamento no PC (Foto: Diego Borges/TechTudo)

Aprenda como usar um HD externo para backup via espelhamento no PC (Foto: Diego Borges/TechTudo)

Passo 1. Abra a pesquisa do Windows e digite “Armazenamento”. Em seguida, clique no menu correspondente na lista de resultados;

Acesse as configuraçõe de armazenamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configuraçõe de armazenamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse as configuraçõe de armazenamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Nas configurações de armazenamento, procure pelo item “Gerenciar espaços de armazenamento”;

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Abra o assistente de espaços (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o assistente de espaços (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Abra o assistente de espaços (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Esse é o assistente responsável por criar o espelho do seu HD em um dispositivo externo ou em um segundo disco instalado no computador. Para prosseguir, conecte o HD externo no computador, se for o caso, e clique em “Criar um novo pool e espaço de armazenamento”;

Crie um novo pool (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie um novo pool (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Crie um novo pool (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione seu HD na lista e clique em “Criar pool”. Lembre-se de que o processo irá formatar o HD externo e apagar qualquer conteúdo gravado ali. Caso haja arquivos importantes na memória, faça um backup antes de prosseguir;

Selecione o seu HD externo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione o seu HD externo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Selecione o seu HD externo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Dê um nome e uma letra para o disco e selecione o sistema de arquivos REFS. Abaixo, escolha “Simples (sem resiliência)” para copiar arquivos do HD para o HD externo automaticamente. É possível também criar um espelho bidirecional ou triplo se você tiver dois ou três HDs externos;

Crie um espelho único, duplo ou triplo dependendo da quantidade de HDs externos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie um espelho único, duplo ou triplo dependendo da quantidade de HDs externos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Crie um espelho único, duplo ou triplo dependendo da quantidade de HDs externos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. A seguir, você deve selecionar o tamanho do pool. O espaço pode ser o mesmo do HD externo ou até maior se você estiver disposto a trocar de HD externo quando o armazenamento acabar. Por fim, clique em “Criar espaço de armazenamento”.

Defina a memória máxima do pool (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Defina a memória máxima do pool (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Defina a memória máxima do pool (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Depois de um processo de formatação, você verá uma unidade extra no Windows Explorer indicando o novo disco. A partir daí, todos os arquivos do seu PC serão sincronizados com o HD, que poderá servir para recuperar dados caso haja uma pane no HD instalado no computador.

Como saber se meu HD externo está corrompido? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.