Gilbert Baker, artista norte-americano criador da rainbow flag, é o homenageado pelo Doodle do Google neste sexta-feira (2). A bandeira, que leva o arco-íris, é o maior símbolo da comunidade gay (LGBTQA+). Baker completaria 66 anos de idade, se estivesse vivo. A imagem, que ilustra a página inicial do gigante de buscas, é um .gif que recria a montagem da bandeira, com a união de várias as tiras coloridas em um atelier.

... img.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2017/I/M/jnjLXPSqqHEH2ipWtapg/gilbert-bakers-66th-birthday-6016396013076480.8-law.gif">

Doodle em homenagem a Gilbert Baker, o criador da rainbow flag (Foto: Reprodução/Google)

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Quem foi Gibert Baker?

Gilbert Baker nasceu em 2 de junho de 1951, no estado americano do Kansas. Aos 19 anos, em 1970, começou sua carreira no Exército dos Estados Unidos, do qual saiu em 1972. Isso o levou à São Francisco, justamente na época em que o movimento LGBT começou a ganhar força. Para ajudar, aprendeu a costurar sozinho. Assim poderia fazer bandeiras e cartazes para as passeatas e protestos. Segundo Baker, o movimento precisava de algo bonito e que os representasse.

Baker morreu em 31 de março de 2017. A causa de sua morte, porém, ainda não foi divulgada. Um amigo próximo, chamado Cleve Jones, apenas se limitou a dizer para a imprensa americana que Baker morreu enquanto dormia e em paz.

Gilbert Baker foi o criador da bandeira do arco-íris que representa comunidade LGBTQA+ (Foto: Reprodução/Wikipédia)

Como a bandeira surgiu?

A bandeira surgiu por causa de um desafio feito por um amigo próximo de Gilbert, o político Harvey Milk, ativista da causa LGBT na década de 70. Milk desafiou o amigo a criar um símbolo para a causa, que representasse o orgulho e a liberdade gay. Antes da bandeira do arco-íris, a comunidade LGBT usava um triângulo rosa ─ uma marca triste e dolorosa ─ utilizado pelos nazistas para identificar os homossexuais nos campos de concentração, na Segunda Guerra Mundial.

Embora as cores tenham mudado, cada uma delas representa um dos valores da comunidade LGBTQA+ ao redor do globo. Originalmente, a banderia contava com oito cores, atualmente tem apenas seis — uma versão mais simples e popular. A versão original, de 1978, tinha duas listras adicionais — rosa quente e turquesa — que foram removidas por motivos de dificuldade na fabricação.

Significado das oito cores iniciais da Rainbow Flag (Foto: Reprodução / Wikipédia)

De acordo com o portal "LGBT Brasil", a cor rosa-choque representa o sexo; vermelho representa a vida; amarelo a luz do sol; o laranja a cura e poder; o verde a natureza; o azul amor pelo artístico; o roxo a força de vontade e o turquesa harmonia e pacificação. "O arco-iris como símbolo é perfeito porque engloba a diversidade no que diz respeito a gênero, raça e idade", afirmou Baker.

"O arco-iris como símbolo é perfeito porque engloba a diversidade", disse Baker

Assim, em 25 de junho de 1978, a rainbow flag foi exibida pela primeira vez na Parada do Dia da Liberdade Gay de São Francisco. Essa história é contada com mais detalhes no filme Milk, de 2008, que retrata a história do político Harvey Milk e sua luta em prol da causa LGBT até o seu assassinato, em novembro de 1978.

A rainbow flag também quebrou alguns recordes. Em 1994, Baker costurou a maior bandeira do mundo, com 1,6 km de extensão. Ela foi estendida no prédio da ONU. Já em 2003 o ativista quebrou o seu próprio recorde, costurando uma bandeira de 2 km, que atravessavou toda a cidade de Key West, nos EUA.

A versão de seis cores da bandeira do orgulho é mais comum (Foto: Reprodução / Wikipédia)

Doodle especial

A equipe do Google responsável pelo Doodle fez uma viagem até as lojas de tecido de São Francisco, nos Estados Unidos, para filmar as tirar coloridas cortadas. Posteriormente o vídeo se transformou na animação presente no buscador. O local fica a poucos metros de onde originalmente Baker criou a bandeira.

Processo de criação do Doodle em homenagem a Gilbert Baker (Foto: Reprodução/Google)

A homenagem da Google vai além do Doodle em sua página inicial. Ao clicar na imagem animada, somos direcionados para uma página de resultados um pouco diferente, com faixas coloridas nas laterais ainda simulando a famosa bandeira.

Doodle colore a busca do Google de hoje (Foto: Reprodução/Carolina Ochsendorf)

Vídeo mostra a história do Doodle do Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.