Junto com os processadores X-Series, que insere o poderoso Core i9 no mercado, a Intel também introduz um novo socket (LGA 2066) e uma nova geração de chipset. O X299, plataforma conhecida também pelo codinome Basin Falls, chega com a responsabilidade de substituir o chipset X99, oferecendo tecnologias mais atuais, como o suporte às memórias Optane e LAN com 10GB/s de velocidade.

Conheça um pouco mais dos recursos oferecidos pelo X299, chipset das placas-mãe da nova linha de processadores da Intel.

Chipset integrará placas mãe LGA 2066 (Foto: Divulgação/Intel) (Foto: Divulgação/Intel)

O X299, da mesma forma como a linha de processadores X-Series, está voltado para o público entusiasta, como overclockers e gamers. Desenvolvido sob a litografia de 22nm e com 6 W de TDP, o X299 traz como um dos destaques o DMI 3.0 com 8 GT/s de velocidade. São 44 canais de comunicação dedicadas ao PCIe 3.0. Com isso, o X299 oferece um melhor gerenciamento dos recursos e da placa de vídeo, mesmo quando estiver em uso múltiplas GPUs (SLI).

O novo chipset também permite uma maior rapidez de conexão com redes cabeadas. Computadores com o X299 poderão contar com velocidades de até 10 GB/s pela porta RJ-45. No total, o X299 oferece até oito portas SATA III, com suporte para RST/RAID, além de dez USB 3.0 e até 14 portas USB 2.0. Por enquanto, o chipset não suporta entradas USB 3.1.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Além disso, computadores com a

... nova controladora serão compatíveis com as memórias Optane desenvolvidas pela Intel. Os módulos SSD de 16 GB ou 32 GB funcionam como uma memória cache e, de acordo com a empresa, podem melhorar em até 28% a velocidade da máquina. Computadores com CPUs X-Series terão suporte a memórias DDR4 com possibilidade de operar em quad-channel, o que aumenta a performance da RAM. Também será possível fazer overclock sem maiores problemas, já que os processadores contam com o multiplicador destravado.

Como os novos processadores X-Series ainda não tem data de lançamento, ainda não é possível encontrar placas com o X299 a venda no Brasil. Durante a Computex, diversas marcas como Asus, MSI e Gigabyte já anunciaram modelos compatíveis. Lembrando que, por se tratar de um novo socket, para usar os novos processadores é necessário a troca da motherboard.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Veja no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.