Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O aplicativo do Instagram para Windows 10 agora permite que usuários publiquem fotos e vídeos a partir do computador. A novidade foi lançada na terça-feira (1) e traz o suporte para publicação no feed e Stories, bem como o uso de filtros e outras ferramentas de edição de imagem. Apesar disso, só é possível utilizar oficialmente imagens da webcam do PC.

Além da ferramenta de publicação, o Instagram para Windows 10 exibirá prévias de links enviados no chat do aplicativo. Para usar as novas funções, basta checar se possui a última versão do app na Windows Store.

Instagram no PC (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Instagram no PC (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Instagram no PC (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como publicar fotos no perfil

O processo para fazer posts usando o PC é similar ao pelo smartphone. Durante os testes, contudo, o aplicativo apresentou instabilidade e incompatibilidade com alguns recursos.

Passo 1. Na tela inicial do Instagram, abra clique no botão de “+” na barra inferior do app;

Instagram para Windows 10 agora ganhou compartilhamento de fotos e vídeos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Instagram para Windows 10 agora ganhou compartilhamento de fotos e vídeos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Instagram para Windows 10 agora ganhou compartilhamento de fotos e vídeos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. O app abrirá a imagem da sua Webcam e o usuário poderá escolher entre publicar uma foto ou vídeo na parte inferior. Até o momento, a função de “Galeria” ainda não funciona;

Usuário pode fotografar ou fazer vídeos no Instagram com a webcam do PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode fotografar ou fazer vídeos no Instagram com a webcam do PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode fotografar ou fazer vídeos no Instagram com a webcam do PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Após fotografar, o usuário pode aplicar filtros e usar as ferramentas de edição normalmente. Toque na seta do topo da tela para prosseguir;

Usuário pode aplicar filtros do Instagram e fazer edições nas fotos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode aplicar filtros do Instagram e fazer edições nas fotos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode aplicar filtros do Instagram e fazer edições nas fotos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Na última tela, é possível inserir legenda, localização e publicar também em outras redes sociais como Facebook e Twitter. Após editar tudo, toque em compartilhar;

Usuário pode digitar legenda, marcar pessoas e adicionar localização no Instagram para PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode digitar legenda, marcar pessoas e adicionar localização no Instagram para PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode digitar legenda, marcar pessoas e adicionar localização no Instagram para PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Aguarde até que o Instagram carregue a foto ou vídeo para que apareça no seu perfil;

Instagram do Windows 10 publicará foto tirada com a webcam do PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Instagram do Windows 10 publicará foto tirada com a webcam do PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Instagram do Windows 10 publicará foto tirada com a webcam do PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como fazer publicações usando o Instagram para PC!

Como publicar no Stories

Passo 1. Na tela inicial do Instagram, toque no botão de câmera;

Toque no ícone de câmera para publicar fotos no Instagram para Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Toque no ícone de câmera para publicar fotos no Instagram para Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Toque no ícone de câmera para publicar fotos no Instagram para Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. O aplicativo abrirá a interface de câmera normalmente e o usuário poderá escolher se deseja usar o modo normal, boomerang ou mãos livres;

Instagram traz modo normal, Boomerang e Mãos livres na câmera de Stories (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Instagram traz modo normal, Boomerang e Mãos livres na câmera de Stories (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Instagram traz modo normal, Boomerang e Mãos livres na câmera de Stories (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Após capturar sua foto, o usuário pode aplicar filtros, adesivos, desenhos e textos da mesma forma que faz pelo celular;

Instagram do Windows 10 PC traz as mesmas ferramentas de edição do celular (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Instagram do Windows 10 PC traz as mesmas ferramentas de edição do celular (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Instagram do Windows 10 PC traz as mesmas ferramentas de edição do celular (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Se quiser publicar diretamente na sua história, clique em “+ Sua História” ou em "Avançar". É possível enviar para outros amigos no Direct ao tocar em “Enviar”;

Clique no botão para publicar a história no Instagram a partir do seu computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique no botão para publicar a história no Instagram a partir do seu computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Clique no botão para publicar a história no Instagram a partir do seu computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como publicar imagens antigas do PC

Enquanto o problema da função galeria não é corrigido, o usuário pode apenas usar a webcam dentro da galeria do Instagram. No entanto, é possível usar o compartilhamento nativo do Windows 10 para publicar fotos antigas. Veja como.

Passo 1. No Windows Explorer, aplicativo de fotos ou qualquer outro app da loja do Windows, procure pelo botão de “Compartilhar”;

Clique no botão de compartilhar nos aplicativos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique no botão de compartilhar nos aplicativos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Clique no botão de compartilhar nos aplicativos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Na janela que aparece, selecione o “Instagram”;

Selecione Instagram na tela de compartilhamento do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Selecione Instagram na tela de compartilhamento do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Selecione Instagram na tela de compartilhamento do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Caso necessário, o aplicativo abrirá a tela para recorte. Toque em ''Avançar'' quando terminar;

Instagram do Windows 10 exibirá tela para que usuário corte a foto (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Instagram do Windows 10 exibirá tela para que usuário corte a foto (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Instagram do Windows 10 exibirá tela para que usuário corte a foto (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Observação: durante nossos testes, só foi possível reposicionar uma foto no recorte do Instagram usando a tela sensível ao toque do PC. Ou seja, o app não reconheceu os cliques do mouse. Se você não tem um notebook com tela touchscreen, é aconselhável cortar a imagem antes de enviar para o Instagram. O próprio app de fotos nativo do Windows 10 possui essa função.

Passo 4. Na tela seguinte, aplique os efeitos e edição de imagens normalmente e toque em “Avançar”;

Edite a foto normalmente no Instagram para Windows 10 antes de publicar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Edite a foto normalmente no Instagram para Windows 10 antes de publicar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Edite a foto normalmente no Instagram para Windows 10 antes de publicar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Na última tela, é possível digitar legenda, adicionar lugares, marcar pessoas e escolher mais redes sociais para publicar a foto. Clique em ''Compartilhar''.

Adicione legendas e informações às imagens antes de publicar no Instagram (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Adicione legendas e informações às imagens antes de publicar no Instagram (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Adicione legendas e informações às imagens antes de publicar no Instagram (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Qual a sua rede social favorita? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.