Powernote e Avell são duas marcas brasileiras de notebooks especializadas em máquinas de alta performance. Embora o foco de ambas esteja numa faixa de mercado disposta a pagar mais caro por desempenho e hardware top de linha, há diferenças básicas entre uma e outra que podem ajudar o consumidor indeciso a escolher com mais segurança.

A seguir, você fica por dentro das diferenças que existem entre os produtos das duas marcas no momento e descobre qual delas é a opção mais interessante para você.

Especificações técnicas: Avell

Avell tem opções com hardware mais atualizado do que o oferecido pela Powernote (Foto: Divulgação/Avell)

Ambos os fabricantes permitem que o consumidor realize suas próprias combinações e monte o notebook ideal na hora de comprar. Entretanto, a Avell leva alguma vantagem porque oferece um portfólio de máquinas com hardware um pouco mais atualizado. Enquanto os Powernote ficam restritos a processadores de sexta geração da Intel, a Avell já embarca unidades de sétima geração em seus produtos.

Esse nível de restrições acaba se manifestando também nas opções referentes à placa de vídeo. Para comprar o seu, o consumidor precisa escolher previamente a GPU entre as opções disponíveis: GTX 1060, GTX 1070 e a Quadro M3000M, placa de vídeo para workstations da Nvidia. Nos Avell, há opções com GTX 1050, 1050 Ti, além da 1080 (inclusive em SLI).

Design: Avell

... ">

Avell conta com notebooks mais discretos e com perfil mais portátil para agradar quem torce o nariz para o típico laptop gamer (Foto: Divulgação/Avell)

Em geral, o design de notebooks com apelo gamer não foge muito da regra: máquinas bem pesadas, espessas, de pouca portabilidade e com exageros como LEDs e outros detalhes do tipo. E, nesse departamento, Avell e Powernote não decepcionam.

Mas a Avell tem opções que fogem um pouco desse padrão. O Titanium G1540 Lite tem 1.85 cm de espessura quando fechado e pesa 1.9 quilos, medidas que o fazem similar a alguns dos ultrabooks mais populares do mercado. Outra opção é o FullRange, workstation da Avell com perfil fino e bem discreto.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Assistência técnica: Avell

Powernote oferece garantia geral de um ano, que pode ser estendida na hora da compra (Foto: Divulgação/Powernote)

A vantagem da Avell nesse quesito está na garantia oferecida: a marca oferece um ano contra defeitos de fabricação em peças e mais três anos sobre mão-de-obra. Na Powernote, a garantia é geral e de um ano.

Em relação a serviços de suporte técnico, ambas direcionam seus consumidores a abrirem chamados de suporte em seus sites oficiais. As intervenções do serviço de assistência variam conforme a complexidade dos problemas e podem requerer envio do computador às sedes das marcas para reparos.

Preços: Powernote

Embora ofereça menos opções e tenha hardware um pouco mais defasado, a Powernote tem preços melhores (Foto: Divulgação/Powernote)

A comparação de preços torna-se um pouco difícil porque o catálogo das duas marcas é bem diferente, com a Avell oferecendo uma gama de opções muito maiores. Mas usando como ponto de partida as GPUs oferecidas em comum pelas duas marcas, há uma leve vantagem para o lado da Powernote.

Uma máquina equipada com a GTX 1060 de 6 GB sai por, no mínimo, R$ 5.990 na loja oficial da Powernote. No caso da Avell, a mesma GPU é encontrada em laptops que partem dos $ 6.800.

Conclusão

Tanto Powernote como Avell oferecem notebooks de alta performance que satisfazem qualquer tipo de gamer e até profissionais que exigem alta capacidade de processamento de seus computadores. Ambas permitem que os consumidores personalizem seus equipamentos pela escolha de componentes específicos do hardware, como memória, SSDs, discos rígidos e até telas 4K.

A Avell se mostra mais completa por oferecer máquinas com design mais interessante e com acesso a hardware mais vasto e atualizado: as opções de GPUs usadas pela marca vão bem além daqueles oferecidas pela Powernote e os processadores escolhidos pela Avell são de última geração, enquanto a concorrente usa apenas unidades Skylake (sexta geração da Intel).

O suporte técnico de ambas é equivalente, mas a Avell se destaca pela oferta de garantia de três anos sobre mão-de-obra em seus computadores, além daquela de um ano referente a defeitos de fabricação nos componentes usados.

O que é melhor: notebook, ultrabook, MacBook? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.