Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google expandiu suas ferramentas de compartilhamento familiar para o Google Fotos, Google Agenda e Google Keep. Agora, os três serviços gratuitos permitem dividir os conteúdos com até cinco membros da família, que pode ser criada via Play Store ou no navegador web. A novidade foi liberada para apenas alguns países, incluindo o Brasil, e funciona nas versões desktop e para celulares Android, iPhone ou iPad (iOS).

A empresa também aumentou as possibilidades de compartilhamento do YouTube TV, a TV a cabo via Internet que está disponível para poucas cidades dos Estados Unidos. Os novos recursos somam-se a outras empreitadas do Google na área, como o plano familiar do Play Música, a Biblioteca Familiar da Play Store e o Family Link, sistema que permite aos pais controlar sde filhos menores de 13 anos. Aprenda a usar as ferramentas de compartilhamento familiar gratuitas do Google.

Google Play Store tem ferramenta de compartilhamento familiar; veja como usar (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Google Play Store tem ferramenta de compartilhamento familiar; veja como usar (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Google Play Store tem ferramenta de compartilhamento familiar; veja como usar (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Criando a biblioteca da família e compartilhando apps na Google Play Store

Passo 1. Abra a Play Store e clique no menu principal. Entre na opção "Conta".

Acesso o menu Acesso o menu

Acesso o menu "Conta" da Google Play Store (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Toque no menu "Família". Na tela seguinte, entre em "Inscreva-se para a Biblioteca da família".

Início da inscrição para biblioteca da família na Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Início da inscrição para biblioteca da família na Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Início da inscrição para biblioteca da família na Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Uma tela de apresentação à biblioteca da família no Google Play será aberta. Pressione o botão "Inscrever-se" e, na tela seguinte, clique em "Continuar".

Apresentação da  biblioteca da família no Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Apresentação da  biblioteca da família no Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Apresentação da biblioteca da família no Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. A tela seguinte irá descrever o sistema de pagamento familiar. Toque sobre o botão "Continuar" e, em seguida, clique em "Configurar". O app bloqueia a captura de tela durante a inserção de dados sensíveis, mas o procedimento é simples: na primeira tela seguinte você irá digitar seu CPF e clicar em "Confirmar"; na posterior, vai digitar o número do cartão de crédito e o código verificador e tocar em "Confirmar".

Definição de forma de pagamento no plano familiar da Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Definição de forma de pagamento no plano familiar da Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Definição de forma de pagamento no plano familiar da Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Pressione o botão "Continuar" para dar início à inclusão de conteúdos na biblioteca familiar. Escolha se você quer que a Play Store inclua apps já comprados anteriormente na biblioteca ou se você prefere fazer essa análise posteriormente. Marcada a opção, clique em "Continuar".

Escolha de comportamento da Play Store sobre inclusão de apps na biblioteca familiar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Escolha de comportamento da Play Store sobre inclusão de apps na biblioteca familiar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Escolha de comportamento da Play Store sobre inclusão de apps na biblioteca familiar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. O passo seguinte é incluir os membros da família. Após pressionar "Continuar", toque sobre os contatos desejados. A lista vem da agenda telefônica, por isso é importante verificar se o telefone selecionado é celular. Para mudar o número do contato, basta tocar na setinha destacada e clicar no telefone correto. O convite é feito via SMS, o que implica em cobranças conforme a operadora de telefonia.

Seleção de membros da família no Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Seleção de membros da família no Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Seleção de membros da família no Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Quando terminar de selecionar os membros, pressione o botão "Enviar". O app exibirá uma mensagem informando que a criação da família no Google Play está pronta.

Criação de família no Google Play concluída (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Criação de família no Google Play concluída (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Criação de família no Google Play concluída (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Você será redirecionado à área de apps pagos da Play Store. A partir de agora, quando abrir um app habilitado para a biblioteca familiar você verá um ícone de casa com um coração dentro. Basta pressionar o botão "Instalar" como de costume.

Ícone que identifica apps habilitados para biblioteca familiar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Ícone que identifica apps habilitados para biblioteca familiar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ícone que identifica apps habilitados para biblioteca familiar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. Seu aplicativo já foi adicionado à biblioteca e pode ser usado pelos demais membros da família. Para gerenciar esses conteúdos, abra o menu da Play Store e entre na nova opção "Biblioteca da família". Nesta área, serão exibidos todos os aplicativos, filmes e livros compartilhados na biblioteca familiar.

Conteúdos compartilhados na biblioteca familiar do Google (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Conteúdos compartilhados na biblioteca familiar do Google (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Conteúdos compartilhados na biblioteca familiar do Google (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Compartilhando eventos no Google Agenda

Passo 1. Abra o Google Agenda. Observe que há uma notificação sobre a criação da agenda da família. Você pode tocar em "OK" ou simplesmente criar um novo evento como de costume.

Novo evento no Google Agenda após criação de família no Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Novo evento no Google Agenda após criação de família no Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Novo evento no Google Agenda após criação de família no Google Play (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Insira os dados do seu evento normalmente e, então, toque no campo "Eventos", conforme destacado abaixo. Na caixa que será aberta, selecione "Family".

Seleção de grupo familiar na criação de evento pelo Google Agenda (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Seleção de grupo familiar na criação de evento pelo Google Agenda (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Seleção de grupo familiar na criação de evento pelo Google Agenda (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Note que o evento mudou de cor e agora é identificado com a cor da família. Pressione o botão "Salvar" para criar. Os membros da sua família serão notificados sobre o evento.

Evento do Google Agenda compartilhado com família (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Evento do Google Agenda compartilhado com família (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Evento do Google Agenda compartilhado com família (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Compartilhando anotações do Google Keep

Passo 1. Abra a anotação e toque nos três pontinhos, na parte inferior direita da tela. Em seguida, selecione "Colaborador".

Inclusão de colaborador em nota do Google Keep (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Inclusão de colaborador em nota do Google Keep (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Inclusão de colaborador em nota do Google Keep (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Toque no sinal de "+" ao lado do seu grupo familiar, e então clique no botão "Salvar".

Inclusão de grupo familiar como colaborador de nota do Google Keep (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Inclusão de grupo familiar como colaborador de nota do Google Keep (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Inclusão de grupo familiar como colaborador de nota do Google Keep (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. A nota passará a exibir o ícone do grupo familiar, o que indica que já está compartilhada com os demais membros da família.

Nota Google Keep compartilhada com membros da família (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Nota Google Keep compartilhada com membros da família (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Nota Google Keep compartilhada com membros da família (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como atualizar o Google Play Services no meu celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.