O iOS 11 chegará a partir de setembro com mudanças importantes na interface do sistema da Apple. Para começar, os usuários do iPhone encontrarão um novo centro de controle em página única e com suporte ao 3D Touch. Já quem tem um iPad ganhará também uma remodelagem do dock de aplicativos e em áreas como o gerenciador de apps.

Para que você fique por dentro das novidades, o TechTudo explica as mudanças no visual do sistema.

iOS 11 trará mudanças na interface de iPhones e iPads (Foto: Reprodução/Apple)

Novo Centro de Controle (iPhone e iPad)

O Centro de Controle é uma aba que o usuário acessa a partir da tela inicial ou em outros aplicativos, ao arrastar o dedo da extremidade inferior da tela para cima. Atualmente, o espaço é dividido em diferentes seções: a primeira possui funções importantes, como Wi-Fi, Bluetooth e AirDrop, e a segunda pode ser composta pelo player do Apple Music, controles do HomeKit, entre outros.

... YIDAoMDAsKCwsNDhIQDQ4RDgsLEBYQERMUFRUVDA8XGBYUGBIUFRT/2wBDAQMEBAUEBQkFBQkUDQsNFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAAWABkDASIAAhEBAxEB/8QAGgAAAgMBAQAAAAAAAAAAAAAAAAQCBQgGB//EABgBAAIDAAAAAAAAAAAAAAAAAAIDAQQF/9oADAMBAAIQAxAAAAHxOGtlGZ+V6zanJQTy4UwnSg1//8QAHRAAAgICAwEAAAAAAAAAAAAAAgMAAQQUERITI//aAAgBAQABBQJS+REb6MWfHpB6jReVt2FT4QMxBhkZaaPbURb6p//EABsRAAIBBQAAAAAAAAAAAAAAAAABEQITIlFi/9oACAEDAQE/AeYJ0S7bZQ8T/8QAGhEAAgIDAAAAAAAAAAAAAAAAAAEQESExMv/aAAgBAgEBPwG1uxZQ+I//xAAjEAABAwMEAgMAAAAAAAAAAAABAAIRAyFBEzEykSJxEkJh/9oACAEBAAY/AgGsDuF9JPD2/EY8feFIpZbYU4wtj2mxSruMC42TDU1KAgjyMH6rm2FyarUxtlvWVTAZAEkQPX6mkh3S4u6X/8QAIBABAAMAAQQDAQAAAAAAAAAAAQARITFBUdHwobHh8f/aAAgBAQABPyFUNaNjTvX25gELpo5K7OIAj3+5WJ1meZv1zZe1AFlRVDvbe+x5S+3ty/xwE6nu+h8t3HkKyOVy1uMKwJ0p5n8j5n//2gAMAwEAAgADAAAAEJXf/v/EABsRAAIDAAMAAAAAAAAAAAAAAAABESFRMcHh/9oACAEDAQE/EJa0ya3mOxq21YVwv0dBn//EABoRAQEAAgMAAAAAAAAAAAAAAAEAIVGhwfD/2gAIAQIBAT8QGeTzAJcQABrucKF//8QAIBABAQADAAEEAwAAAAAAAAAAAREAITFBEFFh0ZHw8f/aAAgBAQABPxBNgHurRt51frm2T0CyoIiPl5MLSsDWFi0Lt/LP6DLp7NPLRB3nxrmIO3kRCHRJHurrkUAJdk9rM/Q/WUJGiWtrDwfISTC+w91D1athCTXcsjGh6Xn/AP/Z">

Atual centro de controle do iOS 10 é dividido em duas ou mais janelas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A Apple costuma trazer mudanças na Central de Controle há algumas atualizações, mas no iOS 11 a alteração será a maior de todas. O espaço será organizado em uma tela única e não mais dividido em abas como antigamente. Os botões aparecerão agrupados de acordo com a sua função, como conectividade, músicas e outros.

Caso o usuário tenha um iPhone 6S ou superior com o 3D Touch, a nova Central permitirá alguns recursos extras. Ao tocar com força sobre um grupo de botões, o sistema mostrará automaticamente outras opções relacionadas, como mais conectividade ou um player completo de música. Já o brilho e o volume podem ser controlados com deslizadores, que revelam mais detalhes a partir do 3D Touch.

Centro de controle do iOS 11 terá suporte ao 3D Touch (Foto: Reprodução/Apple)

De acordo com a empresa, o novo Centro de Controle do iOS será personalizável e o usuário poderá adicionar novos atalhos para aplicativos e funções que considerar importantes. Fora isso, a empresa investiu em novas animações para deixar a usabilidade da ferramenta mais agradável e bonita.

Central de Controle do iOS 11 em um iPad Pro de 12,9 polegadas (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Novo dock e gerenciador de apps (iPad)

Logo após apresentar os novos iPad Pro, a Apple revelou também que o iOS 11 trará otimizações focadas em produtividade para os tablets da empresa. Ou seja, a partir de agora, o sistema apresentará algumas diferenças importantes em relação ao do iPhone e terá mais similaridades com o macOS, presente nos computadores.

iOS 11 traz novo dock para iPad com mais espaço para aplicativos (Foto: Reprodução/Apple)

A primeira grande mudança é o dock do sistema operacional, que nada mais é do que a barra localizada na parte inferior da tela. Até então, o espaço poderia conter apenas alguns atalhos de aplicativos, mas, no iOS 11, os usuários poderão adicionar uma quantidade muito maior de ícones. Fora isso, haverá ainda Inteligência Artificial para sugerir um app para o momento, seja de acordo com os hábitos da pessoa ou pela função de Continuidade.

Anteriormente limitado à tela inicial, o dock agora também poderá ser acessado a partir de qualquer aplicativo da mesma forma como acontece no macOS. Basta arrastar o dedo para cima, na extremidade inferior da tela, que será possível trocar de janelas mais rapidamente e sem ter que voltar ao início. Há ainda a possibilidade de tocar e arrastar o ícone para gerar uma divisão de tela.

iOS 11 tem nova tela de troca de apps integrada com o Centro de controle (Foto: Reprodução/Apple)

A tela de troca de aplicativos, aliás, também foi modificada. Em vez de exibir grandes janelas de apps, o sistema mostrará apenas as miniaturas para aproveitar melhor o espaço da tela. Além disso, o novo Centro de Controle aparecerá integrado nessa tela à direita dos programas recentes. Por fim, o dock também será mostrado na parte inferior para permitir experiência multitarefa completa.

Android ou iOS: qual é o melhor? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.