Ao comprar um computador, seja ele um modelo pronto ou montado, você encontrará uma especificação confusa que afirmará que o PC é "ATX" ou "Micro ATX", sem realmente explicar o que isso significa. Essas informações são muito importantes e é preciso entendê-las na hora de comprar um computador.

Comprar o PC desconhecendo estas especificações não trará problemas para você, mas no futuro, isso poderia prejudicar quaisquer planos de upgrade. Por isso, veja o esses estranhos termos significam e suas diferenças.

Entenda a diferença entre as siglas EATX, ATX, Micro ATX e Mini ITX (Foto: Reprodução/Asus)

O que significa os termos EATX, ATX, Micro ATX e Mini ITX?

Uma placa-mãe pode ser produzida em diferentes formas e tamanhos para se encaixar em uma matriz de dispositivos, que podem ser desde um supercomputador a até mesmo um telefone celular. Como tal, há uma necessidade de diferenciar todas as placas-mãe, de acordo com as diferentes maneiras e tamanho que elas são feitas.

Existem muitos formatos, cada um projetado para se adequar a um papel específico. Mas se o que você quer é comprar uma placa-mãe para um PC, os termos que você precisa entender são: EATX, ATX, Micro ATX e Mini ITX.

Os quatro termos estão ligados e para conhecê-los melhor, é preciso começar com a placa-mãe "padrão", que é a ATX.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

ATX significa "Advanced Technology eXtended" e foi desenvolvido até 1995. Se você possui um PC de tamanho "normal", há uma boa chance de possuir uma placa-mãe ATX. Isso torna a ATX a escolha "regular", na hora de comprar um PC ou placa

... -mãe.

A partir do modelo ATX, as placas-mãe podem ter um tamanho maior ou menor. Quem procura modelos maiores pode optar pela placa-mãe EATX (Extended ATX), que são um pouco maior que um placa ATX. Se o usuário precisa de algo menor, pode optar pelo Micro ATX, que é menor que o ATX.

Depois disso, tem o Mini ITX (Information Technology eXtended), que é um modelo ainda menor que o Micro ATX. Mas é preciso tomar cuidado com esses dois termos, pois normalmente, 'Micro' é maior do que 'Mini', e isso pode ser um pouco confuso.

Como eles são diferentes?

Agora você já sabe que a diferença óbvia entre estas quatro placas-mãe é o tamanho delas: EATX é o maior, seguido da ATX, da Micro ATX e, finalmente, da Mini ITX. Mas por que temos placas-mãe de tamanhos diferentes e quais vantagens e desvantagens disso? Para responder é preciso analisar os quesitos tamanho, funcionalidade e custo de cada placa.

Tamanho do gabinete

Se você olhar dentro do gabinet de um PC, verá que a maior parte da altura é ocupada pela placa-mãe sozinha. Então, se você quer um computador menor, é uma boa ideia começar com uma placa-mãe menor, o que resultará em todo um gabinete menor (e claro, todo o conjunto que forma o PC).

O tamanho da placa-mãe pode determinar ou não o do gabinete (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Micro ATX e Mini ITX são escolhas certas para pessoas que desejam computadores menores. Pequenos PCs são excelentes se você quiser algo que seja portátil ou que atue como um servidor ou centro de mídia.

Vale lembrar que os componentes projetados para computadores ATX podem não caber dentro de um case menor. Mas um gabinete projetado para um formato maior também pode suportar os menores.

Por exemplo, os cases ATX são geralmente projetados para que eles possam abrigar placas-mãe Micro ATX e/ou Mini ITX. Apesar disso, certifique as especificações do fabricante, antes de comprar um gabinete.

Funcionalidade

O tamanho menor tem um custo: as placas-mãe menores, são possíveis graças à remoção de slots de extensão, reduzindo assim, seu tamanho. O resultado disso é que uma placa-mãe que se encaixa em cases menores, não tendo a liberdade de atualização que os modelos maiores têm.

A mudança de ATX para Micro ATX resulta na perda de alguns dos slots PCI. As placas-mãe ATX vêm com cerca de seis slots PCI (geralmente 3x PCI-E x16 e 3x PCI-E x1, mas isso pode variar entre os modelos), enquanto o Micro ATX vem com cerca de três (1x PCI-E x16 e 2x PCI-E x1). Isso significa menos espaço para adicionar placas de rede, gráfica, som e captura. As placas Mini ITX geralmente têm apenas um slot PCI-E x16.

Às vezes, também pode haver uma diminuição nos slots de memória RAM. Embora isso nem sempre aconteça, de ATX para Micro ATX, você pode sair de quatro slots para dois. O padrão Mini ITX geralmente vem com apenas dois slots de RAM. Além dos slots de memória, as portas USB também podem ser reduzidas, como resultado do uso de uma placa menor.

Claro, o contrário também é verdadeiro: as placas EATX como são maiores, virão com mais funcionalidades. No mínimo, eles geralmente ostentam quatro ou mais slots PCI-E x16, o que as torna uma ótima escolha se você tiver grandes planos para suas portas PCI-E. Em suma, se você estiver procurando por um PC com muitas portas e opções de atualização, fique com ATX ou EATX.

Custo

Embora nem sempre seja verdadeiro, os computadores e as placas-mãe Micro ATX tendem a ser a opção mais barata. Por causa disso, se você não tem interesse em atualizar ou instalar um hardware extra, você pode economizar dinheiro optando para uma placa-mãe menor.

Placa Micro ATX Fatality (Foto: Reprodução/ASRock)

Apesar do seu tamanho, você não deve achar que as placas-mãe menores são mais lentas do que as maiores. Claro, placas menores sacrificam slots PCI-E e de RAM, o que significará que o poder potencial do computador é menor do que seus irmãos maiores. Portanto, analise bem antes escolher.

Agora que você entende bem as diferênças entre EATX, ATX, Micro ATX e Mini ITX, poderá fazer a melhor escolha e poderá aproveitar melhor o seu investimento. Verifique bem e tenha um boa compra!

Dúvidas sobre como montar um PC? Usuários tiram dúvidas no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.