Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Excluir, mover ou renomear arquivos é uma tarefa simples no Windows. Entretanto, o sistema não permitirá que você modifique arquivos abertos em programas. Ao tentar exclui-lo, uma mensagem informando que o documento está aberto em outro programa será exibida, forçando o usuário a desbloquear o arquivo ou fechar o programa. Além disso, pode não ficar claro qual software bloqueou o documento. Um programa ou processo em segundo plano pode ter ''terminado com um arquivo'', mas não o fechou corretamente.

Veja como fazer para poder excluir, mover ou renomear arquivos bloqueados no Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Veja como fazer para poder excluir, mover ou renomear arquivos bloqueados no Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Veja como fazer para poder excluir, mover ou renomear arquivos bloqueados no Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

Para desbloquear, você pode simplesmente reiniciar o PC. Mas caso isso não resolva, experimente usar o aplicativo Process Explorer, seguindo o procedimento abaixo.

Passo 1. Execute o Process Explorer;

Passo 2. Se o painel inferior do aplicativo não estiver ativo, clique no menu "View" e depois na opção "Show Lower Pane" (ou pressione as teclas CTRL + L);

Ativando o painel inferior do Process Explorer (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Ativando o painel inferior do Process Explorer (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Ativando o painel inferior do Process Explorer (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Em seguida, acesse a busca do programa clicando no menu "Find" e na opção "Find Handle or DLL...";

Acessando a busca do programa (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Acessando a busca do programa (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Acessando a busca do programa (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 4. Na janela de busca, digite o nome do arquivo que está bloqueado e clique no botão "Search";

Pesquisando o arquivo que está bloqueado (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Pesquisando o arquivo que está bloqueado (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Pesquisando o arquivo que está bloqueado (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 5. Quando aparecer o resultado, clique no item localizado para que as informações apareçam na painel inferior. Depois, clique com o botão direito do mouse no nome do arquivo. No menu que será exibido, clique na opção "Close Handle";

Iniciando o desbloqueio do arquivo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Iniciando o desbloqueio do arquivo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Iniciando o desbloqueio do arquivo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 6. Quando for exibida uma janela de alerta, clique no botão "Sim" para confirmar o desbloqueio.

Confirmando o desbloqueio do arquivo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Confirmando o desbloqueio do arquivo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Confirmando o desbloqueio do arquivo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Você também pode fazer esse desbloqueio usando o IObit Unlocker. O próprio programa aplica um comando para desbloquear arquivos diretamente no menu de contexto do Windows. Depois de fazer a instalação, você pode clicar com o botão direito do mouse em um arquivo ou pasta e selecionar "IObit Unlocker" para abrir o aplicativo com esse arquivo selecionado.

Desbloqueando um arquivo com o IObit Unlocker (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Desbloqueando um arquivo com o IObit Unlocker (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Desbloqueando um arquivo com o IObit Unlocker (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Pronto! Agora que o arquivo foi desbloquado, você pode excluir, mover ou renomear o arquivo no Windows.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.