O Android 6.0 Marshmallow é a versão mais popular do sistema para celulares do Google. Mesmo após um ano do lançamento do Android 7.0 Nougat, a edição de 2015 tem uma base instalada de 31,2% contra apenas 9,5% da versão mais recente, segundo estimativas oficiais referentes ao mês de junho.

Os números mostram que versões mais antigas, como a 5.1 Lollipop, ainda somam índices altos e colocam em evidência as críticas de Tim Cook, CEO da Apple. Em discurso de abertura da WWDC 2017, o executivo comparou a situação com o iOS 10, presente em 86% dos dispositivos móveis da Apple.

Android 7.0 Nougat, lançado em 2016, está presente em menos de 10% dos dispositivos ativos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Esse contraste resgata uma velha crítica a respeito do Android: a fragmentação. O Google tem pouco controle sobre o processo de suporte do sistema operacional e de sua implementação pelas fabricantes de smartphones. Essa situação acaba abrindo espaço para que o Android, ao contrário do iOS, tenha um ecossistema dividido. Ou seja, a mesma experiência de uso não é garantida em dois dispositivos distintos.

Não apenas a interface do Android usada pelas fabricantes pode ser diferente, como o regime de manutenção dos sistemas pelas companhias também pode variar. As atualizações podem demorar para chegar até mesmo para aparelhos recentes no mercado. Por isso, mesmo depois de um ano, a edição mais atualizada e segura do Android

... ainda está tão distante da maioria dos usuários.

Considerando os demais números do Google a respeito da difusão do Android, a demora nas atualizações fica ainda mais evidente. Com 30,8%, o Android Lollipop (somando versões 5.0 e 5.1) fica em segundo lugar como versão mais presente do sistema. Até mesmo o Android 4.4 KitKat, de 2013, é facilmente encontrado na ativa: 18,1% dos aparelhos com o sistema do móvel ainda operam essa versão.

Versões mais antigas do Android ainda são bastante populares (Foto: Reprodução/Google)

As edições ainda mais antigas (Gingerbread, Ice Cream Sandwich e Jelly Bean) somada atingem 10,4% da base, número ainda superior ao total dos aparelhos com o Android 7.0. Vale lembrar que a empresa já anunciou a próxima versão do sistema, o Android O, que ainda se encontra em fase de testes.

Na disputa pelo mercado, a Apple posiciona a distribuição do iOS como fator fundamental para atrair desenvolvedores e consumidores para o seu sistema operacional. A empresa garante que a experiência de uso não irá variar de acordo com os modelos e que iPhones e iPads terão um período de suporte longo e mais confiável do que os rivais com Android.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Android 6.0: a versão mais popular

Lançado em 2015, o Android 6.0 Marshmallow representou um salto grande em funcionalidades diante do antecessor, ainda que a interface do sistema tenha mudado pouco. Entre os destaques da versão, está o regime de monitoramento e economia de bateria, muito mais eficiente do que o usado até então.

Outra novidade que estreou com o Android 6 foi o controle mais preciso e organizado das permissões dadas a cada aplicativo que roda no celular. Além dessas modificações, o Android 6.0 recebeu avanços em termos de interface gráfica nas linhas do Material Design, recursos mais avançados do Google Now on Tap e diminuição da quantidade de aplicativos pré-instalados no sistema operacional.

Android ou iOS: qual é o melhor? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.