O Google Apresentações é um aplicativo gratuito para criar slides personalizados, ideal para quem procura um substituto para o Microsoft PowerPoint. Com ele, o usuário pode criar e editar suas apresentações de forma profissional e prática diretamente pelo celular, sem depender de um computador. O recurso está disponível para smartphones Android e, para usar, é necessário apenas fazer o login pela conta do Google.

A ferramenta permite personalizar o tema, adicionar texto, imagem, trabalhar offline, compartilhar com amigos e até transmitir o slideshow via streaming na TV. Os arquivos ainda têm integração com a nuvem do Google Drive e não lotam o armazenamento do seu smartphone. Quer virar o ninja dos slides? Então confira neste tutorial como usar os principais recursos do app.

Aprenda a criar e editar slides usando o Google Apresentações no Android (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Como criar uma apresentação de slides

Passo 1. Primeiro, encontre o app do Google Apresentações no celular. Dependendo do aparelho e versão do Android, a ferramente pode estar instalada nativamente ou o download na Google Play Store pode ser necessário.

Passo 2. Ao abrir o app, toque no botão de "+" vermelho para começar seus slides. Uma apresentação nova será aberta. Para começar, adicione um título e subtítulo no primeiro slide, tocando na tela e digitando o novo texto.

... v class="content-media__image-centered">

Crie sua apresentação no app do Google pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como personalizar o tema

Passo 1. Antes de continuar a editar sua apresentação, você deve escolher um tema para usar de plano de fundo, com cores e fontes padrões. Para isso, toque no menu do topo direito (indicado por três pontos) e selecione "Alterar tema".

Personalize o tema do slide pelo Google Apresentações no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. O app já tem uma galeria com algumas sugestões de temas prontos, basta selecionar um deles. Note que os padrões de cores, fonte de texto e plano de fundo serão aplicados. Você pode alterar o tema quantas vezes preferir.

Escolha o tema do slide pelo Google Apresentações no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como adicionar um novo slide já formatado

Passo 1. Agora que você já tem a capa do slide pronta, toque no botão de "+", na base da tela, para adicionar um novo slide à apresentação. Alguns modelos já formatados são oferecidos, com opções de colunas separadas de texto, estilizados ou em branco.

Adicione novos slides pelo Google Apresentações no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como editar imagens e textos

Passo 1. Para adicionar fotos ao slide, toque no botão de "+" no topo da tela e selecione "Imagem". Duas opções serão exibidas: para encontrar as fotos na galeria do celular (já salvas) ou registrar uma com a câmera. Procure ou capture a foto.

Adicione novas imagens nos slides pelo Google Apresentações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. A imagem será aberta no slide. Para editar as proporções, arraste as laterais marcadas em azul. Ao tocar na foto, um menu será aberto para caso queira copiar, colar ou recortar o item. Ao tocar no três pontos dessa barra de recursos, mais itens para excluir a imagem, adicionar comentário, substituir ou inserir um link serão exibidos.

Edite as imagens nos slides pelo Google Apresentações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. O texto personalizado também é simples de inserir na apresentação. Toque novamente no botão de "+" no topo da tela. Escolha a opção de "Texto". Uma caixa azul será aberta na tela para você digitar o que preferir. Note que na base da tela há uma barra de ajustes para deixar o texto em negrito (B), itálico (I), sublinhado (S), alinhar à esquerda, centralizar ou adicionar tópicos. Você pode mudar de lugar e reduzir o tamanho arrastando as bordas da caixa azul do texto.

Adicione novos textos nos slides pelo Google Apresentações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Para editar o texto de forma mais avançada, toque no item e selecione o botão de "A", no topo da tela. Uma aba será exibida com recursos completos de fonte, tamanho da letra, cor do texto e destaque com bordas na categoria de "Textos". Como exemplo, vamos alterar a cor. Basta tocar na opção e selecionar a tonalidade que preferir para aplicar ao texto. O mesmo pode ser feito com os demais recursos.

Edite o texto nos slides pelo Google Apresentações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. A ferramenta ainda oferece na edição de texto a aba de "Parágrafo", com funções avançadas de alinhamento, e a aba de "Forma" para preenchimento do texto, bordas e tracejados.

Edite o parágrafo e formas dos textos nos slides pelo Google Apresentações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Deixar disponível offline

Passo 1. O Google Apresentações permite fazer edições offline no slide, ou seja, sem precisar de Internet. Para isso, toque no menu no topo direito da tela (indicado por três pontos) e ative a chave ao lado de "Disponível off-line".

Deixe os slides disponíveis offline pelo Google Apresentações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Exportar, imprimir ou compartilhar

Passo 1. Toque novamente no menu lateral do app (indicado por três pontos) e selecione "Compartilhar e exportar". Na aba seguinte, você poderá gerar um link de compartilhamento, enviar uma cópia, salvar no seu Android (exportar) como .pptx, .pdf, .txt e outros formatos, imprimir ou fazer uma cópia da apresentação.

Veja as opções de compartilhamento e exportação do Google Apresentações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No caso de "Salvar como", os formatos para exportar a apresentação (inclusive com formatos compatíveis com PowerPoint) serão abertos. Marque a opção desejada e confirme em "Ok". Já para "Imprimir", o app vai gerar um PDF para enviar para a impressora via celular.

Escolha o formato para exportar a apresentação ou imprima no Google Apresentações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. O Google Apresentações também permite edição compartilhada com amigos. Para isso, selecione "Adicionar pessoas". Digite os e-mails das pessoas, uma mensagem, selecione o tipo de permissão (para editar, comentar ou apenas visualizar) e envie no botão de seta no topo.

Compartilhe a edição dos slides no Google Apresentações com seus amigos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Exibição do slide e streaming

Passo 1. Com a apresentação pronta, você poderá executar para visualizar o resultado e mais opções de transmissão. Para isso, toque no botão de "play" no topo da tela. Depois, selecione na aba a opção de transmissão que preferir (apresentar no dispositivo, streaming, em reunião, ou em reunião programada).

Passo 2. Neste exemplo, vamos fazer via streaming na TV, com um Chromecast. Com o aparelho pareado com a TV, aguarde até que a apresentação seja inicializada. No celular, é possível ver um contador de tempo e passar os slides na telona.

Transmita a apresentação no dispositivo ou via streaming na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Celular reiniciando sozinho: o que pode ser e como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.