Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google Sheets é a alternativa online da gigante das buscas para o Microsoft Excel, e traz algumas funções similares, como soma e média. Assim como no programa de planilhas para Windows, o Sheets é capaz de usar os valores de linhas e colunas para fazer cálculos automáticos. O recurso funciona para valores de moeda, datas ou numerais comuns inseridos em uma planilha, e pode ser útil para evitar trabalho manual. Veja no tutorial como usar o recurso.

Google Sheets (Foto: Divulgação/Google)Google Sheets (Foto: Divulgação/Google)

Google Sheets (Foto: Divulgação/Google)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

Como somar valores no Google Sheets

Passo 1. Abra uma planilha no Google Sheets e localize as células com os dados desejados para a soma. Verifique a letra da coluna e o intervalo de linhas onde os valores se encontram;

Veja letra da coluna e números das linhas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Veja letra da coluna e números das linhas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Veja letra da coluna e números das linhas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em uma célula separada, use o comando =SOMA seguido do intervalo de células a serem somadas dentro de parênteses, conforme a seguir. Repare que o Sheets dá a prévia do resultado na hora:

=SOMA(E8:E19)

Insira o comando de soma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira o comando de soma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Insira o comando de soma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Tecle ''Enter'' para ver o valor da soma inserido na célula. Note que, apesar da planilha exibir o resultado do cálculo no corpo, segue tendo o comando de soma no conteúdo;

Célula mostra resultado do comando de soma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Célula mostra resultado do comando de soma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Célula mostra resultado do comando de soma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. A partir desse ponto você pode manipular a soma como quiser, seja mudando as células a serem consideradas no cálculo, ajustando o comando ou mudando os valores para ver o resultado alterado em tempo real.

Mude os valores das células para somar em tempo real (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Os comandos de soma e de média (descrito abaixo) podem considerar um intervalo (no formato E8:E19) ou somas individuais, separando as células com ponto e vírgula ('';'').

Como fazer média de valores no Google Sheets

Passo 1. A média é parecida com a soma, uma vez que você domina o comando. Verifique as coluna e linhas a serem consideradas. Em seguida, use o comando MEDIA seguido do intervalo de células a serem consideradas no cálculo;

MEDIA(F7:F16)

Digite o comando de média (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Digite o comando de média (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Digite o comando de média (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Repare que a soma desconsidera espaços vazios e entrega a média considerando somente as células com valores associados. Assim como na soma, a célula da média pode ser manipulada depois no painel superior;

Mude o comando quando quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude o comando quando quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Mude o comando quando quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. O campo é dinâmico e se molda de acordo com a mudança nas células inseridas no comando MEDIA.

Média é dinâmica e muda de acordo com valores das células (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Se você já era usuário do Microsoft Excel e passou a usar o Google Sheets, pode perceber que até o jeito de usar soma e média é igual. Na versão online do Google e no processador de planilhas da Microsoft, os comandos e o comportamento das células é o mesmo.

Como fazer busca com múltiplos resultados no Excel? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.