Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

PES 2018 foi anunciado pouco tempo antes da E3 2017 pela Konami e, enfim, foi revelado pela companhia em uma demonstração especial preparada para a feira deste ano. O jogo de futebol chega para PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360 e PC, com versões quase que equiparadas entre si. Além disso, o título resgata elementos e funções que não eram vistas na série desde 2006, como um modo de três contra três e mudanças no modo myClub.

Adição relâmpago

Antes dos testes, era possível notar que a sala preparada pela Konami para PES 2018 estava decorada com fotos e uma blusa do corredor, o campeão olímpico Usain Bolt. A empresa comemora uma parceria inusitada, que coloca o atleta no modo myClub, onde é possível administrar sua equipe da forma desejada.

Usain Bolt em PES 2018 (Foto: Divulgação/Konami)Usain Bolt em PES 2018 (Foto: Divulgação/Konami)

Usain Bolt em PES 2018 (Foto: Divulgação/Konami)

Bolt será um dos jogadores em campo e quem realizar a pré-compra do game vai receber o astro das corridas sem qualquer custo adicional. É claro que Bolt terá características únicas, que fazem jus à sua fama do mundo real, como velocidade muito mais avançada que a de outros jogadores, além de suas feições e trejeitos, incluindo aí a comemoração, com os braços levantados para cima em diagonal – o famoso “dab”.

Com as mãos no controle

O primeiro ponto de destaque está nos gráficos. Jogadores têm detalhes na pele, no rosto, no cabelo, além de tatuagens e expressões detalhadas. Isso é visto antes do jogo, nas cenas de substituição, na cobrança de faltas ou laterais e é um ponto positivo. Mas, em campo, esse tipo de detalhe não é notado facilmente, dada a velocidade dos jogadores.

PES 2018 na E3 2017 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)PES 2018 na E3 2017 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

PES 2018 na E3 2017 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Isso mostra que a Konami ainda se preocupa em manter o nível gráfico do jogo acima da média, já que é um ponto de importância para os fãs, principalmente quando PES é comparado com o concorrente FIFA.

Três contra três

O modo que jogamos era o “três contra três”, marcando o retorno de uma função que não se via na série desde PES 6, que por sua vez é considerado um dos ápices da série. Desta forma, três jogadores ficam responsáveis por um time, enquanto os outros três jogam pelo outro. Este modo pode ser jogado online, com seis participantes, via rede, ou contra o computador, onde a inteligência artificial também ajuda.

PES 2018 (Foto: Reprodução/YouTube)PES 2018 (Foto: Reprodução/YouTube)

PES 2018 (Foto: Reprodução/YouTube)

Neste modo há uma pequena barra, que mede sua performance e sintonia com o restante da equipe, seja contra outros jogadores ou o computador. Essa nota não afeta o jogo de forma alguma, ao menos até onde vimos no teste. Mas ela serve como um “norte” para que você saiba se está indo bem ou se há oportunidade para melhorias nos passes, chutes ou cruzamentos, por exemplo.

PES League aprimorado

Também testamos o PES League rapidamente, que agora tem mais categorias. O myClub, claro, retorna, mas com a possibilidade de personalizar quase que tudo, incluindo nome e escudo em detalhes. Outro elemento que está de volta é o modo aleatório do PES League, que retorna do PES 6, deixando a disputa mais inesperada.

PES 2018 na E3 2018 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)PES 2018 na E3 2018 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

PES 2018 na E3 2018 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O PES League tem ainda um modo onde todos os status dos jogadores estão no mesmo nível. Isso permite que você jogue com um time fraco e dependa apenas de sua habilidade para enfrentar equipes mais fortes, como Liverpool ou Barcelona.

Mais aprimoramentos gráficos

Como todo PES, além das feições e movimentos dos jogadores, é notável o esforço em deixar o game cada vez mais realista, nos mínimos detalhes. Movimento de bola, movimento das camisas, sombra que segue a bola no chão ou no alto, de forma precisa: tudo está no devido lugar, como esperado da nova versão de um dos jogos de futebol mais conhecidos dos últimos tempos.

Segundo a Konami, a versão PC será especial este ano, pois só dependerá da configuração da máquina do usuário para rodar bem. O jogo não receberá uma edição inferior ao Xbox One ou PS4.

Times brasileiros?

A Konami confirmou que PES 2018 terá times do Campeonato Brasileiro. Porém, não há detalhes sobre quais séries estarão presentes, se todos os times serão representados, bem como as feições dos jogadores. Ainda segundo a empresa, um evento especial será divulgado nos próximos meses para detalhar a novidade, além de edições especiais e astros de capa.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.