O Alcatel A3 XL é um celular da fabricante Alcatel que chegou ao Brasil em abril de 2017. A companhia promete um "smartphone premium por um preço acessível", de R$ 849. Apesar dessa promessa, o aparelho tem ficha técnica apenas intermediária, com processador quad-core, memória RAM de 2 GB e armazenamento de 16 GB.

Como destaques, o telefone tem a tela grande de 6 polegadas, como o próprio nome diz, "XL" (do inglês, "extra grande") e a bateria de 3.000 mAh. O TechTudo testou o Alcatel A3 XL por um mês. Veja neste review se o celular vale o a pena.

Alcatel A3 XL(Foto: Aline Batista/TechTudo)

Alcatel A5 LED chama atenção com traseira personalizável por LEDs

Design

O design do Alcatel A3 XL é um dos pontos fortes do aparelho. Quem procura por um celular bonito e com tela grande irá gostar dele. O smartphone tem construção de plástico, como ainda é comum em telefones nessa faixa de preço.

No modelo que testamos, a parte da frente é branca e a de trás, dourada. A traseira, em especial, chama a atenção por imitar metal e ser texturizada, o que confere beleza e boa pegada ao smartphone – ele não escorrega tão facilmente.

O A3 XL também é vendido com a face cinza e a traseira preta.

Sua bateria não é removível, requisito ainda comum nos telefones que custam até R$ 1 mil. Nas laterais, além dos botões de volume e bloqueio, estão os slots para dois chips e cartão de memória de até 32 GB. Nesse ponto, vale ressaltar que o celular é compatível com cartões microSIM. Se o seu chip tem formato nano, você terá que usar um adaptador para colocá-lo no A3 XL ou solicitar a emissão de um novo chip à sua operadora de telefonia.

Traseira do Alcatel A3 XL (Foto: Aline Batista/TechTudo)

O design é bonito, mas o aparelho parece ser frágil, principalmente em suas extremidades.  
Um ponto que vale destacar na versão brasileira é a ausência de leitor de impressões digitais, ainda que a função esteja presente em diversos smartphones intermediários, como o Moto G5 e o Galaxy J7 Prime. Isso pode ser decisivo na hora da compra para quem já teve um celular com biometria, já que a função torna o desbloqueio do aparelho mais prático e seguro.

Em relação às medidas, o Alcatel A3 XL tem 16,5 x 8,2 x 0,79 cm. O aparelho é bem fino, mas ao mesmo tempo gigante por causa de sua tela, que possui 6 polegadas. Embora telefones com display grande tenham se tornado comuns, 6" ainda não é uma medida tão usual – alguns analistas diriam até que ele se enquadra na classe dos phoblets. Além disso, vale considerar a tendência para aparelhos top de linha, como Galaxy S8 e LG G6, que têm tela grande, mas quase não possuem bordas, para ter melhor pegada.

Lateral do Alcatel A3 XL (Foto: Aline Batista/TechTudo)
... div>

O fato de esse Alcatel ser tão grande tem seus pontos positivos e negativos. Um dos benefícios é que o celular é ótimo para visualização de conteúdo, seja de redes sociais ou vídeos. O tamanho grande também ajuda na hora de usar o modo de divisão de tela, presente no Android 7.0 Nougat. A desvantagem está na empunhadura – pode levar um tempo para que o dono dele se acostume ao tamanho. Além disso, o celular não cabe facilmente em bolsos. Outro ponto positivo no design do Alcatel A3 XL é que, apesar do tamanho, o celular é super leve, pesando apenas 159 gramas.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Desempenho

Podemos dizer que esse é o quesito mais importante em um celular. Afinal, os usuários prezam por um smartphone que rode os aplicativos de forma fluída e sem travamentos. É justamente nesse ponto, porém, que o Alcatel A3 XL deixa a desejar. Durante os testes o aparelho travou por diversas vezes ao executar tarefas simples, como abrir o Instagram e o WhatsApp.

Alcatel A3 XL possui memória RAM de 2 GB (Foto: Aline Batista/TechTudo)

O modelo até possui um bom conjunto interno, formado por um processador MediaTek quad-core de 1,25 GHz, que atua em conjunto com memória RAM de 2 GB. Mesmo assim, as configurações não são suficientes para garantir um bom desempenho. No início dos testes, o celular apresentava grande dificuldade para rodar o Instagram. Ele fechava o aplicativo, aparentemente sem motivo algum. Depois de alguns dias de uso, após desinstalar e instalar o app de novo, o funcionamento foi normal.

No entanto, não foi só o Instagram que apresentou travamentos. O Facebook e o WhatsApp também enfrentaram o mesmo problema. Como é possível ver nas capturas de tela abaixo, os apps pararam de responder e isso não aconteceu apenas uma única vez. Além disso, o launcher do celular e o Google Play Services também travaram.

Esse é o principal problema do Alcatel A3 XL. Afinal, o celular mostrou dificuldades para rodar apps básicos do nosso cotidiano, como WhatsApp, Facebook e Instagram.

Travamentos no Alcatel A3 XL (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Em relação à memória interna, o celular possui apenas 16 GB. O número ainda é comum em smartphones de entrada, mas essa quantidade é, na maioria das vezes, insuficiente. O usuário tem a opção de usar um cartão de memória, mas o aparelho só aceita microSD de até 32 GB.

Um ponto positivo é que o A3 XL já roda Android 7, versão mais recente do sistema operacional do Google. Outros aparelhos intermediários, como o Galaxy J5 Metal, ainda estão no 6.0 Marshmallow. A atualização para a próxima versão, no entanto, não está garantida, já que a fabricante é um pouco lenta para disponibilizar os updates.

O sistema operacional sofreu poucas modificações. O celular é altamente personalizável, permitindo alterar fonte, tamanho e cores dos ícones e o download de novos temas. O smartphone também traz outras vantagens do Android 7, como o modo de divisão de tela. Assim, o usuário pode abrir dois aplicativos ao mesmo tempo, desde que eles suportem o recurso. O Instagram, por exemplo, não funciona nesse modo.

Alcatel A3 XL roda Android 7.0 Nougat (Foto: Aline Batista/TechTudo)

O celular vem com apps básicos instalados, como os de redes sociais, tipo Twitter, Facebook e Instagram. Ele também vem de fábrica com um aplicativo de suporte, para que o usuário entre em contato com a Alcatel, e outro de proteção do telefone, que informa sobre o consumo de bateria e armazenamento e dados. Ele também funciona como um antivírus que checa a segurança de aplicativos instalados ou atualizados.

O smartphone possui app de rádio FM, que depende dos fones de ouvido para funcionar, já que eles servem como antena. Além disso, o A3 XL vem com apps nativos de galeria de fotos e reprodutor de músicas. Dessa forma, o usuário não é obrigado a utilizar os aplicativos do Google com essas finalidades, como o Google Fotos e o Google Play Music.

Em relação à bateria, o celular apresentou um problema inesperado no primeiro dia de teste, pois passou de 15% para 0% (desligando o aparelho) em cerca de dois minutos. Fora esse episódio, ele funcionou bem na maioria do tempo. O smartphone possui bateria com capacidade de 3.000 mAh, que aguenta o dia todo, mesmo com uso intenso do aparelho.

Em nossos testes, o Alcatel saiu da tomada às 7h da manhã e voltou para a recarga às 20h30, após um dia de trabalho, com 17% de carga disponível. Durante esse período ele foi usado para consultas às redes sociais e para execução de músicas e vídeos.

Alcatel A3 XL possui bateria de 3.000 mAh (Foto: Aline Batista/TechTudo)

O problema da bateria do smartphone é a demora para carregar. O celular leva cerca de três horas ligado na tomada para atingir 100% da carga. Apesar disso, o componente não deve ser um problema para os donos do A3 XL.

Tela

O Alcatel A3 XL tem tela de seis polegadas, com resolução HD (1280 x 720 pixels). Considerando o tamanho do smartphone, a qualidade da tela é pequena, gerando uma densidade de apenas 245 pixels por polegada. Vale lembrar que o olho humano consegue distinguir até 300 ppi e que o indicado é que os smartphones tenham uma densidade próxima a esse número. Ou seja, uma resolução Full HD ficaria bem melhor no A3 XL.

Apesar de não ter qualidade impressionante, o display do celular é agradável para tarefas básicas e pra quem não é muito exigente. Por exemplo, para navegação nas redes sociais, a tela cumpre bem com o que promete. Até mesmo para visualização de vídeos, o display agrada, principalmente, por causa de seu tamanho grande. Quem gosta de jogar no celular, pode se decepcionar por não encontrar gráficos impressionantes, mas vale considerar também que essa não é a proposta do aparelho, visto que ele é mais básico.

Alcatel A3 XL tem tela de 6" com resolução HD (Foto: Aline Batista/TechTudo)

A tela se mostrou resistente e não arranha com facilidade. Seu principal problema é que ela suja muito e isso interfere na sensibilidade ao toque. O touch responde bem a todos os comandos com o display limpo. Quando está sujo, a rolagem da tela fica muito mais difícil, atrapalhando a experiência do usuário.

 O brilho e o contraste do display são bons, mas como reflete bastante, o melhor uso do celular é em ambientes internos. Um ponto positivo é o modo que adapta o brilho da tela à quantidade de luz no ambiente. Além disso, o smartphone já vem acompanhado de uma película para a tela, o que ajuda a protegê-la.

Câmera

O Alcatel A3 XL tem câmera traseira de 8 megapixels e câmera frontal de 5 MP, ambas com flash. A qualidade das fotos não é excepcional, mas deve agradar a usuários menos exigentes. Além disso, a iluminação é essencial para garantir os melhores resultados.

Em lugares com muitas fontes de luz, a foto fica superexposta. Já ambientes com pouca iluminação geram imagens muito escuras. Nesses casos, o flash, principalmente na frontal, é um bom recurso, pois ajuda a produzir fotos mais claras durante a noite.

Foto tirada com o Alcatel A3 XL (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Um problema da câmera é o foco. Nem sempre ele é preciso e, às vezes, dá a sensação de que a foto está tremida. O flash também ajuda a conseguir imagens com foco mais preciso. As cores, no entanto, são fieis e as imagens saem nítidas, quando o foco está bem aplicado, embora não seja possível ver uma riqueza de detalhes.

Um ponto positivo da câmera traseira é o modo manual, que permite ao usuário controlar alguns ajustes, como tempo de exposição, balanço de branco e ISO. Além disso, o celular oferece um recurso de colagem, que permite capturar até quatro imagens em formato de montagem, dispensando o uso de apps para reunir várias fotos. O smartphone também conta com HDR, que deve ser usado com cuidado para não deixar as fotos muito pixeladas, e um recurso interessante para melhorar as selfies.

Foto tirada com o modo HDR do Alcatel A3 XL (Foto: Aline Batista/TechTudo)

O zoom da câmera não é eficiente. As imagens ficam sem definição quando ele é utilizado. Além disso, o corte das fotos antes de postar em alguma rede social, por exemplo, não é recomendado, pois prejudica a definição da imagem.

Em relação aos vídeos, o Alcatel A3 XL grava em Full HD. O vídeos são bons, principalmente para serem reproduzidos na tela do celular. Em telas maiores, como computadores, o resultado já não é tão bom. Em relação às cores, as gravações tem brilho e fidelidade, mas as imagens não ficam muito estáveis, pois captam cada movimento das mãos de quem grava.

Câmera do Alcatel A3 XL (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Custo-benefício: vale a pena comprar o A3 XL?

O Alcatel A3 XL é vendido no site da fabricante por R$ 721,65 no boleto ou por R$ 849,00 parcelado. No entanto, o aparelho pode ser encontrado em lojas online por R$ 699.

A companhia diz que a linha “A” é a categoria de smartphones premium acessíveis. Vendo por esse lado, o telefone deixa a desejar, já que não tem bom desempenho. O ponto positivo é, com certeza, a tela grande, que, apesar de não ter qualidade excepcional, é ideal para assistir a filmes e navegar nas redes sociais. A bateria também é uma vantagem do aparelho. Com relação à câmera, ela não tem nenhum destaque, mas se enquadra no padrão oferecido por demais celulares nessa categoria.

Alcatel A3 XL tem preço sugerido de R$ 849 (Foto: Aline Batista/TechTudo)

O principal problema do A3 XL é seu desempenho fraco e a quantidade de travamentos que o celular apresentou durante os testes. Se você valoriza um smartphone com desempenho impecável, o Alcatel A3 XL não é para você. Já se você aceita ter um aparelho com desempenho medíocre, tela grande, câmera razoável e bateria duradoura, vale a pena dar uma olhada no modelo, principalmente por conta do preço pelo qual ele é vendido na Internet.

Se ainda estiver em dúvida, vale considerar outros telefones na mesma faixa de preço, como o Moto G4 Play e o LG K8 Novo, que possuem especificações parecidas. Se estiver disposto a pagar um pouco mais, dê uma olhada em outros modelos intermediários, como Moto G5, Galaxy J5 Metal e LG K10 Novo, que devem oferecer melhor desempenho e podem ser encontrados por menos de R$ 1.000.

Celular Alcatel não conecta na Internet Wi-Fi: o que fazer? Comente no Fórum do TechTudo.

Ficha técnica do Alcatel A3 XL

- Tela: 6 polegadas

- Resolução: 1280 x 720 pixels

- Processador: MediaTek quad-core de 1,25 GHz

- Memória RAM: 2 GB

- Memória interna: 16 GB; microSD de até 32 GB

- Câmera: 8 megapixels; 5 MP

- Bateria: 3.000 mAh

- Tamanho: 16,5 x 8,2 x 0,79 cm

- Peso: 159 g

- Preço sugerido: R$ 849


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.