Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google Maps já permite salvar lugares favoritos há algum tempo. Contudo, só recentemente o aplicativo de mapas ganhou a capacidade de organizar esses lugares em listas, como "Restaurantes favoritos" ou "Cachoeiras", por exemplo. Essas pastas podem ser compartilhadas com outras pessoas, facilitando não só o deslocamento até o local, mas também o planejamento de programas com amigos e familiares.

A função foi liberada para os aplicativos do Maps no Android e no iPhone (iOS), com procedimento idêntico nos dois sistemas. O tutorial a seguir mostra como criar listas de lugares no Google Maps e compartilhá-las com outras pessoas por meio de qualquer plataforma.

Aprenda a organizar os lugares salvos no Google Maps  (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Aprenda a organizar os lugares salvos no Google Maps  (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aprenda a organizar os lugares salvos no Google Maps (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Passo 1. Toque no menu principal e entre em "Seus lugares".

Caminho para menu Caminho para menu

Caminho para menu "Seus lugares" do Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 2. Dê um toque na aba "Salvos". Observe que o Google já criou algumas categorias de lugares. Para criar uma nova pasta, toque no botão de "+" no canto inferior da tela.

Categorias de lugares salvos criadas pelo Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Categorias de lugares salvos criadas pelo Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Categorias de lugares salvos criadas pelo Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. A tela "Nova lista", na qual você deverá inserir um nome e uma descrição, será aberta. Se quiser já incluir um local, toque no ícone de "+" e insira o nome ou endereço, conforme o método normal do Google Maps.

Inclusão de local em nova lista criada no Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Inclusão de local em nova lista criada no Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Inclusão de local em nova lista criada no Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Ao terminar de incluir os lugares, clique em "Salvar". Veja que a nova pasta com lugares salvos já aparece no Google Maps.

Lista de lugares salvos criada no Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Lista de lugares salvos criada no Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Lista de lugares salvos criada no Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Para compartilhar a pasta com amigos, toque nos três pontinhos ao lado da categoria e selecione "Compartilhar lista". Em seguida, pressione "Continuar".

Compartilhamento de lista de lugares do Google Maps com outras pessoas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Compartilhamento de lista de lugares do Google Maps com outras pessoas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Compartilhamento de lista de lugares do Google Maps com outras pessoas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Você pode compartilhar a lista de lugares pelo Google Drive ou qualquer outro aplicativo desejado. Escolha a opção - neste exemplo, o Facebook Messenger - e finalize o compartilhamento como de costume.

Envio de lista de lugares salvos no Google Maps pelo Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Envio de lista de lugares salvos no Google Maps pelo Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Envio de lista de lugares salvos no Google Maps pelo Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.