O WhatsApp oferece diversas ferramentas para proteger a sua privacidade e de suas conversas. Além da verificação em duas etapas, que adiciona um código extra para usar uma conta no Android, o app usa criptografia de ponta a ponta nas conversas com seus amigos.

Para manter seus assuntos pessoais longe de curiosos, há uma função para limpar todo o histórico de uma vez. Você também pode desativar a confirmação de leitura e remover a data e horário nos quais esteve online pela última vez. Essas e outras dicas estão disponíveis a poucos toques, sem precisar baixar nada. Veja como usá-las nas linhas a seguir.

Para começar os ajustes, vá até a aba de "Conversas" no WhatsApp e toque no menu indicado por três pontos, no topo direito. Selecione "Configurações". Esse passo é o inicial para todas as dicas a seguir neste tutorial.

Abra as configurações do WhatsApp no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

1. Verificação em duas etapas e código de bloqueio

Passo 1. Para ativar o código extra de segurança no WhatsApp, na tela de configurações selecione o item de "Conta" e depois "Verificação em duas etapas".

... v class="placeholder-container" style="padding-bottom: 85.6115107914%;">

Acesse a verificação em duas etapas do WhatsApp no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Toque em "Ativar" e digite um código PIN de segurança de 6 dígitos. Toque em "Avançar".

Adicione um código de verificação no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Confirme o mesmo código PIN numérico, digitando ele novamente. Em seguida, se desejar, adicione um e-mail pessoal para recuperar o acesso, caso esqueça o número. Ao concluir os passos, a verificação em duas etapas será ativada no WhatsApp.

Confirme o código e adicione email de recuperação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2. Notificação de criptografia

As conversas do WhatsApp são protegidas de ponta a ponta, mas para garantir a ativação do recurso no app é possível adicionar notificações de quando esse código é alterado. Isso ocorre quando seu amigo troca de celular, por exemplo. Para isso, volte para a tela de "Conta" nas configurações do aplicativo e selecione "Segurança". Por fim, ative a chave (deixando em verde) ao lado de "Mostrar notificações de segurança".

Ative as notificações de segurança na criptografia do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3. Impeça que estranhos vejam sua foto do perfil no WhatsApp

Passo 1. Nas configurações do WhatsApp, toque novamente em "Conta". Depois selecione "Privacidade".

Acesse a privacidade da conta no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora, encontre a opção "Foto de perfil". Será aberta uma aba com três opções: "Todos" (qualquer pessoa pode ver, mesmo se não for seu contato no celular), "Meus contatos" (visível apenas para as pessoas conhecidas, com número salvo no celular) ou "Ninguém". Marque o que preferir e o ajuste será salvo automaticamente.

Selecione quem pode ver sua foto de perfil do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4. Data e horário da última vez em que esteve online

Passo 1. Na mesma tela de privacidade do WhatsApp está a opção de "Visto por último". Ela indica o horário e a data na qual você esteve online no WhatsApp, o que pode ser bem inconveniente. Ao tocar no recurso, será aberta uma aba com opções de visualização por "Todos", "Meus contatos" ou "Ninguém". Selecione o que preferir.

Escolha quem pode ver o horário de data de quando esteve online no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ao desativar essa função, o usuário também não terá mais como saber quando os amigos estiveram online pela última vez.

5. Remover os checks azuis de "mensagem visualizada"

Na mesma tela de privacidade, o usuário também pode remover os "checks azuis" que denunciam quando você visualizou um recado no WhatsApp. Para isso, role a tela até o final e desmarque a opção "Confirmações de leitura".

Remova a confirmação de leitura de mensagens no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6. Bloquear contatos

Passo 1. Ainda na área sobre privacidade, o usuário pode ver a lista de contatos bloqueados e adicionar novos itens. Para isso, encontre a opção de "Bloqueados". Será mostrada a listagem com todos seus contatos bloqueados atualmente no WhatsApp.

Acesse a lista de contatos bloqueados no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Para adicionar novas pessoas à lista, toque no ícone de "+", no topo direito. Em seguida, toque em um dos contatos salvos no seu celular e ele será adicionado automaticamente.

Adicione novas pessoas na lista de bloqueadas do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

7. Ocultar o post de status de certos amigos

Passo 1. Ainda nos ajustes de privacidade do WhatsApp, é possível limitar a visualização de seus posts instantâneos de Status (com duração de 24 horas). Para isso, encontre a opção "Status". Ao abrir, serão exibidas três opções: "Meus contatos" (apenas números adicionados no seu celular podem ver seus status), "meus contatos exceto..." (para excluir certos amigos e impedir que eles vejam seus status) e "Compartilhar somente com..." (para escolher pessoas específicas para ver seus status, ocultando de todos os outros contatos).

Altere a privacidade dos posts de Status do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Nas duas últimas alternativas mostradas no passo anterior, será aberta a mesma tela com todos os contatos do seu WhatsApp. Na primeira, você precisa escolher quais pessoas não poderão ver seu status. Caso opte pela segunda, precisará escolher apenas os amigos que poderão ver seus status. Confirme no ícone de "check" verde, no canto inferior direito da tela, para aplicar.

Selecione quem não pode ver seu status (em vermelho) e quem pode ver (em verde) (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

8) Apagar o histórico de conversas

Passo 1. Para manter suas conversas longe do acesso de curiosos, saiba que é possível apagar o histórico de mensagens. Para isso, nas configurações do WhatsApp, toque em "Conversas". Em seguida, selecione "Histórico de conversas".

Abra o histórico de conversas do WhatsApp no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Lá, estarão opções para "Arquivar todas as conversas" (caso queira apenas esconder da tela inicial), "Limpar todas as conversas" (apaga o conteúdo do chat) e "Apagar todas as conversas" (exclui todo o conteúdo e atalho das suas conversas). Selecione a que preferir e confirme em "OK".

Limpe, apague ou arquive o histórico de conversas no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

10. Coloque uma senha no mensageiro

Caso queira ainda mais segurança, o usuário poderá encontrar no TechTudo algumas opções de aplicativos para colocar senha no WhatsApp. Isso também pode ser feito de forma prática pelo WhatsApp Lock no Android.

Dicas de WhatsApp: quais são as melhores funções escondidas do app? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.