O Alcatel A3 XL possui duas formas de tirar um print da tela: pelos botões físicos do celular ou pela barra de notificações, com uma ferramenta nativa do smartphone. O recurso é útil para capturar em forma de imagens algum conteúdo exibido no display do aparelho.

Além do screenshot, o telefone da Alcatel também permite gravar a tela em forma de vídeo. Veja nesse tutorial todas as dicas para tirar um print de tela no A3 XL.

Aprenda a tirar um print do Alcatel A3 XL (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Tirar print pelos botões físicos

Passo 1. Para tirar um screeshot da tela do smartphone de forma simples, basta pressionar ao mesmo tempo os botões de bloquei e de diminuir volume, localizados na lateral direita do aparelho.

... 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">

Pressione os botões de bloqueio e de diminuir o volume no Alcatel A3 XL (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Passo 2. O celular vai emitir um som, indicando que o print foi feito. Para visualizá-lo, basta tocar na notificação ou acessar a galeria do seu celular, na pasta "Capturas de tela".

Os prints podem ser acessador na galeria do Alcatel A3 XL (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Tirar print pela barra de notificações

Passo 1. Quando estiver com a tela que deseja capturar aberta, desça a barra de notificações e toque no item "Captura inteligente". Em seguida, selecione "Captura de tela". O celular vai emitir um som e o print estará salvo na galeria, como no passo anterior.

Utilize o recurso "Captura Inteligente" no Alcatel A3 XL (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Cortar print de tela

Passo 1. O recurso captura inteligente permite que você corte um print antes de salvá-lo. Assim, o usuário não precisa ter o trabalho de editar a imagem após a captura. Para isso, basta tocar na opção "Cortar".

Opção cortar uma captura de tela no Alcatel A3 XL (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Passo 2. Faça os ajustes de qual parte deseja cortar e toque no ícone de check para salvar a captura já cortada.

Ajuste o tamanho do corte e salve o print no Alcatel A3 XL (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Rolar a tela

Passo 1. Essa função permite tirar um print de uma parte maior do display. O celular rola a tela e salva todo o conteúdo exibido no display em forma de imagem. A dica é útil para prints de páginas da Internet. Para usar, basta selecionar o ícone de "Rolar tela".

Ícone para criar uma captura rolando a tela no Alcatel A3 XL (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Passo 2. O celular vai rolar a tela automaticamente, indicando que está fazendo uma captura. Quando o processo for concluído, basta tocar no botão de check para confirmar o salvamento.

Print da tela inteira no Alcatel A3 XL (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Gravar a tela

Passo 1. Essa ferramenta permite capturar a tela em formato de vídeo, ou seja, ela grava as ações do usuário no celular enquanto a função estiver ligada. Para isso, é só tocar no ícone "Gravar tela".

Opção para gravar a tela como vídeo no Alcatel A3 XL (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Passo 2. Uma notificação aparecerá no diplay. Toque nela e confirme o começo da gravação em "Iniciar agora.

Inicie a gravação de tela no Alcatel A3 XL (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Passo 3. O celular fará uma contagem regressiva e começará a gravar a tela. Todas as ações do usuário a partir desse momento serão capturadas. Uma bolinha azul ficará no canto da tela indicando que a gravação está acontecendo. Para parar a captura, basta tocar no ícone azul e, em seguida, no botão quadrado, de "stop". O vídeo também será salvo na galeria do celular.

Gravação de tela no Alcatel A3 XL (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Celular reiniciando sozinho: o que pode ser e como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.