O Gmail é um dos serviços de email mais utilizados pelos brasileiros, mas muitos usuários não conhecem todos os recursos que o aplicativo para celulares Android oferece. O Google emprega ferramentas para enviar seus emails de forma inteligente pelo celular, sem precisar recorrer a um computador.

É possível configurar uma resposta automática de férias, criar uma assinatura pessoal ou até utilizar um navegador interno para abrir links rapidamente. Além disso, o app também pode ganhar um botão de confirmação de ações para envio, arquivamento ou exclusão de recados, evitando que esses procedimentos sejam feitos acidentalmente. Curioso para descobrir todas as dicas?

Veja os truques para usar o Gmail de forma mais inteligente no Android (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Para fazer qualquer ajuste deste tutorial, é necessário primeiro acessar as configurações do Gmail no celular. Para isso, toque no menu lateral (indicado por três linhas) e selecione "Configurações".

... 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">

Acesse as configurações do Gmail pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Adicionar botão para confirmação

Passo 1. Em seguida, selecione "Configurações gerais". Role a tela até encontrar a categoria de "Confirmações de ação". Agora, para ativar, basta marcar a caixa de texto ao lado de "Confirmar antes de excluir", "Confirmar antes de arquivar" ou "Confirmar antes de enviar". Dessa forma, você vai precisar dar um "OK" na tela antes dessas ações, o que ajuda a evitar enganos.

Ative a confirmação para ações de excluir, arquivar e enviar email no Gmail (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Configurar resposta padrão

Passo 1. Você sempre se esquece de usar o botão de "responder a todos" em um email profissional? Você pode automatizar isso. Na mesma tela de configurações gerais, escolha "Resposta padrão" e selecione para apenas "Responder" o contato individualmente ou deixe marcado o "Responder a todos", para deixar o dia a dia mais prático.

Marque uma resposta padrão no Gmail para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ajuste automático de mensagens na tela

Passo 1. Para evitar que as mensagens fiquem desfiguradas ao abri-las no celular, o app permite ajustar os emails na tela do smartphone, ideal para os diferentes tamanhos de display. Para ativar, na mesma tela de configurações gerais, marque a caixa ao lado de "Ajuste automático de mensagens".

Ative o ajuste automático de mensagens na tela do celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Usar o navegador interno do Gmail para abrir links

Passo 1. O Gmail tem um navegador interno, o que pode poupar tempo e processamento do celular na hora de abrir links em emails. Para usar, na mesma tela de configurações gerais, encontre o item de "Abrir links da Web no Gmail" e ative a caixa azul ao lado dele.

Abra links de emails diretamente no navegador do Gmail (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Configurar resposta automática

Passo 1. Na tela de configurações (acessada no primeiro passo deste tutorial), selecione a conta de Gmail em que deseja fazer os ajustes. Em seguida, encontre o item de "Resposta automática de férias".

Selecione a conta para ajustes e acesse a resposta automática do Gmail (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora, no topo da tela, ative o recurso de resposta automática na chave em azul. Em seguida, personalize sua resposta, com data de início e final, assunto do email e a mensagem. Você pode escolher também enviar automaticamente como resposta para os mails recebidos por todos ou apenas dos seus contatos. Confirme em "Concluído". Se quiser desativar, basta desligar a chave no topo, na mesma tela.

Ative a resposta automática e personalize no Gmail para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Configurar assinatura de email

Na mesma tela de "Configurações" da sua conta, encontre o item de "Assinatura". Depois, personalize o conteúdo da sua assinatura com seu nome, telefone, contatos e mais dados que achar importante. Confirme em "Ok". Esse texto vai aparecer automaticamente no final de todos os seus emails enviados pelo app.

Personalize sua assinatura de email pelo Gmail no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.