O Final Fantasy Tactics é um jogo de RPG e estratégia que foi anunciado em 20 de junho de 1997, no PSOne, o primeiro PlayStation. O game fez sucesso por ser um tipo único, na série clássica que só lançava RPGs focados em história, jogabilidade, exploração e desenvolvimento de personagens. Como primeiro de seu gênero na saga, o Tactics marcou uma geração de fãs e até hoje é lembrado como um dos melhores da franquia. A seguir, confira as principais curiosidades sobre sua produção, enredo e lançamentos.
PlayStation 1 completa 20 anos; veja as maiores curiosidades do console
Todas as versões possíveis O Final Fantasy Tactics foi lançado no PSOne e permaneceu como exclusivo do primeiro console da Sony por um bom tempo. Porém, após alguns anos, o game finalmente chegou a outras plataformas, como PSP, com o relançamento Final Fantasy Tactics: The War of the Lions. O título levava a computação gráfica para cenas de história e tinha uma tradução melhorada.
Final Fantasy Tactics completa 20 anos (Foto: Divulgação/Square Enix) O jogo também saiu para dispositivos móveis, como Android e iPhone (iOS), replicando a edição Final Fantasy Tactics: The War of the Lions. Antes disso, porém, a Squaresoft, na época, chegou a relançá-lo em coletâneas para o próprio PSOne.
Sequências? O Final Fantasy Tactics não tem sequências diretas, mas há outros games que fazem parte desta “subsérie”. O Final Fantasy Tactics Advances é o jogo que saiu no Game Boy Advance, em 2003, e leva o jogador de volta ao mundo de Ivalice, mas não há muita ligação com o primeiro jogo da série. Já Final Fantasy Tactics A2: Grimoire of the Rift, do Nintendo DS, é sequência desta versão para GBA, mas não do PSOne.
Final Fantasy Tactics no GBA (Foto: Divulgação/Square Enix)
O primeiro game tático O Final Fantasy Tactics não foi o precursor de jogo de estratégia em turnos, mas foi o primeiro Final Fantasy a fazer uso desse tipo de jogabilidade. Aqui as fases eram sempre batalhas, em que cada personagem agia após o outro, em sequências de acordo com sua velocidade.
Final Fantasy Tactics foi o primeiro de estratégia da série (Foto: Divulgação/Square Enix) Sua história era desenvolvida apenas em cenas não-interativas e o jogador precisava acompanhar diálogos e cenas de ação sem fazer nada. As batalhas sempre seguiam o estilo de turnos, ainda que algumas tivessem objetivos diferentes.
Participações especiais Lançado pouco tempo após Final Fantasy 7, o game Final Fantasy Tactics conto...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.