Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google Maps possui uma função colaborativa para que os usuários possam adicionar locais no mapa pelo celular. O recurso, presente no aplicativo para iPhone (iOS) e smartphones com Android, é ideal para pessoas que desejam adicionar seu empreendimento ou encontraram um local que não está no Google Maps. É possível adicionar um nome, endereço, site, telefone de contato e horários de funcionamento do local durante o processo de cadastramento.

A opção para adicionar locais ausentes faz parte da iniciativa Local Guides do Google. Os colaboradores do Maps ganham pontos que podem gerar recompensas. Confira como adicionar locais ausentes no mapa do Google usando o celular.

Dica mostra como adicionar locais ausentes no Google Maps usando o aplicativo para iPhone e Android (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Dica mostra como adicionar locais ausentes no Google Maps usando o aplicativo para iPhone e Android (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Dica mostra como adicionar locais ausentes no Google Maps usando o aplicativo para iPhone e Android (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o Google Maps e toque no ícone de três barras, ao lado do campo de pesquisa. Em seguida, acesse a opção "Adicionar um lugar ausente".

Caminho para acessar a opção que permite adicionar um local no mapa do Google Maps (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Caminho para acessar a opção que permite adicionar um local no mapa do Google Maps (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Caminho para acessar a opção que permite adicionar um local no mapa do Google Maps (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 2. Nesse momento, a tela de configuração do local será apresentada. Digite o nome do lugar e clique em "Marcar local no mapa". Em seguida, arraste o mapa na tela para posicionar o alfinete laranja no ponto exato onde fica o local que deseja incluir e toque em "Adicionar".

Opção para cadastrar um local no Google Maps pelo celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Opção para cadastrar um local no Google Maps pelo celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção para cadastrar um local no Google Maps pelo celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Em "Selecionar categoria", marque ou digite o tipo de local que está adicionando. Para esse exemplo, utilizaremos a opção "Ponto panorâmico".

Opção para adicionar uma categoria ao local marcado no Google Maps pelo celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Opção para adicionar uma categoria ao local marcado no Google Maps pelo celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção para adicionar uma categoria ao local marcado no Google Maps pelo celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Você ainda pode adicionar número de telefone, site e informar os horários de funcionamento do local - caso esses dados sejam necessários. Para finalizar o procedimento, toque na opção "Enviar". A tela de confirmação informará que você receberá um e-mail sobre sua contribuição. Toque em "Pronto" para fechar essa tela e continuar utilizando o Google Maps.

Opção para cadastrar um local no Google Maps pelo celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Opção para cadastrar um local no Google Maps pelo celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção para cadastrar um local no Google Maps pelo celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Você pode repetir o procedimento para adicionar mais locais sempre que quiser.

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.