Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Leitores de impressões de digitais estão mais comuns do que antes em celulares e podem fazer mais do que desbloquear o aparelho com segurança. O sensor também pode se transformar em um botão físico para acessar a tela inicial com um toque rápido.

A função está presente de forma nativa em modelos como o Moto G5, Moto G5 Plus e Moto Z2 Play, mas pode ser usada em qualquer smartphone Android com leitor de digitais com ajuda do aplicativo Fingerprint Quick Action. Aprenda neste tutorial como configurar o app e criar um botão de início alternativo no dispositivo.

Aprenda a transformar o leitor biométrico do celular em um botão Home com o app Fingerprint Quick Action  (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Aprenda a transformar o leitor biométrico do celular em um botão Home com o app Fingerprint Quick Action  (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Aprenda a transformar o leitor biométrico do celular em um botão Home com o app Fingerprint Quick Action (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Passo 1. Baixe e abra o Fingerprint Quick Action no celular Android. Ative o app na chave localizada na parte superior e prossiga para as configurações de Acessibilidade.

Ative o Fingerprint Quick Action no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o Fingerprint Quick Action no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ative o Fingerprint Quick Action no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 2. Encontre o Fingerprint Quick Action e ative a chave de permissão às funções de acessibilidade do smartphone. Esse procedimento só será necessário uma vez.

Conceda permissão de acessibilidade ao Fingerprint Quick Action no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conceda permissão de acessibilidade ao Fingerprint Quick Action no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Conceda permissão de acessibilidade ao Fingerprint Quick Action no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. De volta ao app, localize a opção “Ação com toque único”. Na lista, toque em “Início” para habilitar o botão home com um toque no sensor de digitais. Teste para checar o funcionamento na hora.

Configure um toque no sensor biométrico como botão home no Fingerprint Quick Action (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Configure um toque no sensor biométrico como botão home no Fingerprint Quick Action (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Configure um toque no sensor biométrico como botão home no Fingerprint Quick Action (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Caso queira testar recursos experimentais do programa, também é possível programar dois outros comandos no sensor biométrico: deslize para um dos lados e dois toques. Configure os gestos como os botões de voltar e apps recentes, ou quaisquer outras opções oferecidas na lista.

Use dois toques e gesto para voltar e abrir apps recentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Use dois toques e gesto para voltar e abrir apps recentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Use dois toques e gesto para voltar e abrir apps recentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.