O Facebook oferece ferramentas no aplicativo para celular que podem ajudar os viajantes. Para começar, pouco usuários sabem que a rede social permite encontrar os locais nas imediações. Assim fica mais fácil achar o endereço e mapa de um restaurante ou loja específica, sem perder tempo. Além disso é possível usar a busca do Facebook de forma inteligente, pesquisar em grupos e até encontrar eventos interessantes por perto via geolocalização.

Aproveite para salvar todos os links das suas dicas de viagem em listas privadas. Não é necessário baixar nenhum aplicativo extra, nem encontrar um computador. Quer conhecer todos os truques para deixar as férias mais animadas? Então prepare suas malas e veja como usar neste tutorial para smartphones Android.

Descubra os recursos do Facebook que podem ajudar durante a viagem no Android (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Encontrar 'Locais nas Imediações'

Passo 1. Um dos recursos mais práticos para usar no Facebook durante as viagens permite encontrar estabelecimentos e espaços por perto. Para acessá-lo, abra o Facebook no Android e toque no menu, indicado por três linhas, no topo direito da tela. Em seguida, role a categoria de aplicativos até encontrar o item de "Locais nas Imediações". Lembre-se de manter a geolocalização do celular ligada para funcionar.

... t-media__image-centered">

Acesse os locais nas imediações no Facebook para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na ferramenta, o usuário pode pesquisar por nome do local ou categoria, usando a "Localização atual", para ser mais rápido. O app já oferece algumas categoria de "Restaurantes", "Café", "Vida noturna", "Artes" e mais. Na mesma tela, há sugestões rápidas ao redor. Já nos resultados específicos, os locais são listados, com indicações de distância, endereço e até dados mais completos, como classificação e se seus amigos já visitaram o local.

Encontre o local ou categoria ao redor pelo Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. É possível, inclusive, salvar a sugestão tocando na etiqueta em azul. Se você tocar no pin de localização em azul será direcionado para a visualização por mapa, que pode ser mais prático para entender o espaço ao redor. Os estabelecimentos ou espaços são marcados em pontos coloridos. Para voltar à listagem simples toque no botão redondo azul.

Salve sugestões e veja o mapa de locais ao redor no Facebook para Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Explorar a busca do Facebook

Passo 1. A busca do Facebook é mais inteligente do que você imagina. Por lá também é possível encontrar dicas de roteiros durante suas viagens. Para isso, toque na barra de pesquisa, no topo do aplicativo, e busque por um termo-chave. Neste exemplo, vamos usar "parque". Logo nos resultados gerais de "Tudo" serão sugeridos locais próximos e que possam ser de seu interesse no tema.

Use a busca do Facebook para encontrar rapidamente locais pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Além disso, a busca é repleta de abas extras, inclusive, com uma exclusiva para "Locais", que oferece uma lista de sugestões de espaços conforme sua busca. Veja a distância, faixa de preço, bairro e até horário de funcionamento. Esses resultados são baseados em geolocalização, mas também em visitas de amigos/contatos e possíveis sugestões que você gostaria de visitar. Nas "Páginas" também é possível ver mais informações sobre o espaço. Aproveite para encontrar ainda "grupos", "fotos", "eventos" e mais usando a barra de categorias no topo.

Veja as categorias de locais, páginas e mais na mesma tela da busca do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Grupos com temas específicos

Passo 1. Os grupos também podem te ajudar a encontrar dicas de lugares durante as viagens. Encontre e participe de alguns deles para trocar ideias com mochileiros ou quem já passou pelo roteiro. Para isso, toque no menu do topo direito do app (indicado por três linhas) e selecione "Grupos". Na aba de "Grupos" você encontra todos os visitados recentemente. No topo, há uma barra para pesquisar pelo tema.

Acesse os grupos no Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na pesquisa, usamos o exemplo "Fernando de Noronha". Note que há diversos grupos sobre o tema. Os resultados mostram o número de membros e a foto. Ao tocar no item ele será expandido na tela. Para interagir com os integrantes, toque em "Participar do grupo".

Encontre grupos específicos e participe das conversas pelo Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Vale destacar que, na mesma tela inicial de grupos, o usuário encontra a aba de "Descobrir", que já oferece algumas categorias rápidas como "Viagens e locais". Lá, são listados os grupos mais interessantes para você sobre viagem e grupos locais. No topo, ainda há uma barra de subcategorias para filtrar os resultados, como "natureza", "turismo" e mais. Participe dos grupos que achar mais interessante.

Descubra novos grupos pelo tema de viagem no Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Salvar links e postagens no app

Passo 1. Encontre a postagem sobre viagem que deseja guardar e toque no botão localizado no topo direito do post. Depois, selecione "Salvar link" (imagem ou vídeo dependendo do post). Agora, para encontrar esse conteúdo, basta tocar no menu do Facebook (indicado por três linhas) e encontrar o item de "Salvos".

Salve o seu post preferido da viagem no Facebook e acesse privadamente no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Todos os seus links, vídeos, fotos e demais posts guardados estarão por lá, categorizados conforme a barra do topo. Ao tocar no botão de três pontos ao lado da postagem você pode compartilhar, enviar por mensagem, ver publicação original ou até arquivar.

Acesse os posts salvos, compartilhe e envie por mensagem no Facebook para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontrar os eventos por perto

Passo 1. Quer encontrar roteiros e festas para animar a viagem? Então, saiba que é possível ver os eventos por perto. Para isso, toque no menu do app do Facebook (indicado por três linhas) no topo direito e selecione "Eventos". Role a tela de resultados e encontre a categoria de "Eventos perto de..." que será completado com seu local. Note que há opções para "Hoje" e "Este fim de semana", dependendo da data de busca.

Acesse os eventos no Facebook e encontre pela localização (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Serão listados os eventos por perto com data, local e mais informações. No topo, há uma barra de categorias com datas, como hoje, amanhã, próxima semana ou "escolher data" personalizada. Toque no botão de "filtro" no topo direito para selecionar uma localização mais específica. Também selecione uma categoria para filtrar o tema do evento, como música, teatro, festas, comédia e mais. Por último, confirme em "Aplicar".

Filtre os eventos por local ou categoria no Facebook para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como ficar invisível no chat do Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.