Grandes lançamentos de novos consoles de videogame, como o Xbox One X, ou de novas placas de vídeo top de linha costumam ser acompanhados do termo teraflop. Fabricantes usam a expressão para valorizar a capacidade de seus novos produtos, em geral comparando o registro com o que a concorrência oferece.

Mas, no fim das contas, o que é um teraflop? Essa medida de desempenho faz alguma diferença no seu dia-a-dia e qual é a diferença entre medir a velocidade do computador em GHz e em teraflops?

Performance bruta de processadores de diversos tipos pode ser medida pela quantidade de cálculos que eles realizam em determinado espaço de tempo (Foto: Divulgação/Microsoft)

Performance bruta

Computadores de qualquer tipo são, na verdade, grandes máquinas de calcular e basicamente todas as nossas interações com o computador, de enviar um e-mail a rodar um jogo em 4K, se resumem a grandes quantidades de números e cálculos sendo realizadas a todo instante.

Por conta disso, a perspectiva de capacidade de uma máquina em realizar cálculos é interessante para se estimar o seu poder bruto de processamento: em geral, quanto mais teraflops o computador, processador ou placa de vídeo atingir, mais rápido ele será e maior capacidade de processamento ele oferecerá.

E é aí que entram os tais FLOPS. A sigla refere-se a “operações de ponto flutuante por segundo” e é a medida de performance bruta mais convencional. O Xbox One X, por exemplo, anunciado pela Microsoft como

... console de videogame mais poderoso de todos os tempos, atinge um registro de 6 teraflops, ou seis trilhões de operações de ponto flutuante por segundo.

E o que é ponto flutuante?

Fabricantes valorizam a quantidade de teraflops em seus produtos (Foto: Divulgação/Nvidia)

Parece abstrato e confuso, mas na verdade trata-se de um conceito simples. Quando se fala em “ponto flutuante”, ou no termo original em inglês, floating point, estamos nos referindo a números com vírgula, ou como você deve ter aprendido na escola, os chamados números reais. O tal “ponto flutuante”, na verdade, é a vírgula que pode flutuar, dependendo do cálculo realizado e da quantidade de casas depois da vírgula utilizada.

Fazer uma multiplicação ou divisão com números inteiros, que não têm vírgulas, é um processo trivial e simples. Entretanto, realizar as mesmas operações com números reais, que possuem vírgulas, exige mais raciocínio e atenção.

E o mesmo conceito vale para computadores. A realização de cálculos pesados, usando números reais, exige maior capacidade de processamento e é uma capacidade essencial para a indústria do software. Essa medida da capacidade de processamento de acordo com o volume de operações matemáticas no espaço de um segundo, nasceu como uma forma dos cientistas da computação medirem a performance de computadores voltados para pesquisas. Muito antes da obsessão por gráficos realistas em jogos, saber a capacidade de processamento de um computador era essencial para universidades, empresas e instituições de pesquisa saberem onde investir.

No caso do seu PC caseiro, os tais teraflops de capacidade de processamento podem se resumir a uma performance melhor na hora de codificar um vídeo, por exemplo. Ou de renderizar, em tempo real e a um ritmo de sessenta imagens diferentes por segundo, as imagens de um game de ação – tarefa, aliás, que depende fortemente dos cálculos com números reais para oferecer os melhores resultados possíveis.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

E por que GHz não bastam?

Microsoft enfatizou os 6 teraflops de capacidade como grande diferencial do Xbox One X (Foto: Divulgação/Microsoft)

Normalmente, a velocidade de determinado processador ou GPU é medida em Hertz, ou mais especificamente, em giga-hertz (GHz). Então, por que precisamos dos tais flops?

A questão é que a velocidade em GHz refere-se à quantidade de ciclos que o componente pode realizar num segundo e, como você pode ter imaginado, ela pode ser bem diferente da quantidade de operações que podem ser realizadas no mesmo espaço de tempo.

É por isso que, em linhas gerais, a medida em teraflops é mais precisa para comparar a performance de um computador com outro.

Usando ainda o novo Xbox como exemplo: segundo a Microsoft, a GPU que reside no interior do console roda a 1.172 MHz, ou o equivalente a 1.172 milhões de ciclos por segundo. No mesmo espaço de tempo, o console pode realizar seis trilhões de cálculos com números reais.

Tera é só um prefixo

O “téra” em teraflop é um prefixo, assim como em terabyte. Refere-se a trilhão e pode ser substituído por outras escalas, como kilo, mega, giga, peta e etc.

Apenas por curiosidade, o PlayStation 4 convencional chega a 1,84 teraflop. A primeira versão do Xbox One chega a 1,32 teraflop. O PS4 Pro vai a 4,14 teraflops. Uma Geforce GTX 1080 atinge 8,9 teraflops.

Como montar um PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.