Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

As redes sociais são um verdadeiro fenômeno na Internet, arrebanhando milhões e milhões de usuários. O Facebook, por exemplo, já ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários ativos. Porém, toda essa gente vive uma relação de amor e ódio com seus perfis e timelines. Estudos mais recentes mostram que os efeitos psicológicos das redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram podem ser prejudiciais a saúde mental doas pessoas, em especial aos jovens.

Um estudo feito pelo Royal Society for Public Health (RSPH) concluiu que o Instagram é o pior aplicativo para a saúde mental dos jovens, com potencial de causar depressão e crises de ansiedade. Mesmo com tais efeitos nocivos sendo cada vez mais de conhecimento público, por que as redes sociais continuam sendo um sucesso? É isso que a Olapic, empresa líder em soluções de conteúdo visual, tentou descobrir quando entrevistou cerca de mil americanos entre 16 e 44 anos.

Por que você posta nas redes sociais? (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Por que você posta nas redes sociais? (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Por que você posta nas redes sociais? (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O objetivo era saber quais as motivações dos usuários ao postarem suas rotinas em redes sociais. Metade deles respondeu que as usam para comunicar emoções, tais como se sentem, o que pensam sobre determinado assunto e o que estão fazendo — mantendo conexões ainda que virtuais.

Por que compartilham?

Ao serem indagados sobre o porquê de postarem determinado assunto, a maioria respondeu que é por que julgam que aquilo vai interessar outras pessoas. Já um em cada quatro participantes respondeu que postam coisas para criar uma espécie de rastreamento digital de onde foram, o que curtiram, o que comeram, etc. Como uma grande memória que pode ser consultada depois.

Motivos que levam pessoas a compartilhar online nas redes sociais (Foto: Divulgação/Olapic)Motivos que levam pessoas a compartilhar online nas redes sociais (Foto: Divulgação/Olapic)

Motivos que levam pessoas a compartilhar online nas redes sociais (Foto: Divulgação/Olapic)

Homens e mulheres online

A pesquisa, que dividiu todas as suas repostas por gênero, faixa etária e região em que moravam, também concluiu que 40% dos americanos entre 16 e 44 anos de idade buscam se sentirem mais conectados com seus amigos e familiares. Segundos os dados levantados, as mulheres lideram as respostas sobre esse tipo de conexão: são 41% das mulheres contra apenas 28% dos homens.

Dos 7% que responderam fazem inveja nas redes sociais, 'maioria' é homem (Foto: Divulgação/Olapic)Dos 7% que responderam fazem inveja nas redes sociais, 'maioria' é homem (Foto: Divulgação/Olapic)

Dos 7% que responderam fazem inveja nas redes sociais, 'maioria' é homem (Foto: Divulgação/Olapic)

Quanto a eles, o que os motiva? Ainda de acordo com os dados do estudo, entre os 7% que respondeu que publica suas coisas nas redes sociais como uma tentativa de causar inveja e ciúmes em outras pessoas, a maioria é homem (8%), contra (5%) de mulheres. Os números, porém, são contraditórios. No total, foram entrevistadas mais mulheres do que homens. Sendo assim, 8% de homens significa um total de 491, entando 5% de mulheres a 512 entrevistadas. Este último é motivo bem menos nobre para compartilhar nas rede sociais e causa certa de polêmicas online.

Os dados completos você encontra em scribd.com/presentation/351845454.

Qual a sua rede social favorita? Troque dicas no fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.