Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Pendrives e cartões de memória podem apresentar erros por vários motivos e corromper os arquivos armazenados. Boa parte das causas se dá por mau uso na hora de ejetar do computador, problema que pode acontecer também no Mac.

A boa notícia é que existem uma série de programas que ajudam a recuperar os itens perdidos em um dispositivo com falha. Um deles é o Disk Drill, aplicativo com versão gratuita e boa interface para restaurar uma memória flash conectada ao computador; veja como usar.

Aprenda como recuperar pendrive e cartão de memória no Mac (Foto: Divulgação/Apple)Aprenda como recuperar pendrive e cartão de memória no Mac (Foto: Divulgação/Apple)

Aprenda como recuperar pendrive e cartão de memória no Mac (Foto: Divulgação/Apple)

Passo 1. Instale o Disk Drill no Mac e abra para visualizar todos os discos conectados ao computador. Na lista, você vê tanto o SSD do Mac quanto o pendrive ou cartão de memória conectado externamente. Localize o dispositivo de onde você deseja reestabelecer os arquivos e clique ao lado em “Recuperar”;

Selecione um pendrive ou cartão de memória conectado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione um pendrive ou cartão de memória conectado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Selecione um pendrive ou cartão de memória conectado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. O Disk Drill irá fazer uma análise em busca de arquivos apagados ou corrompidos que podem ser recuperados. Conforme o programa encontra itens disponíveis, o resultado é listado em pastas. Clique para abrir e começar a explorar;

Explore itens encontrados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Explore itens encontrados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Explore itens encontrados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique no símbolo com formato de olho para ver uma prévia do arquivo encontrado. Em seguida, clique na seleção de pasta de destino;

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Pré-visualize os arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Pré-visualize os arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pré-visualize os arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Escolha uma pasta do computador para gravar os arquivos a serem restaurados;

Coloque os arquivos em um local de fácil acesso no Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Coloque os arquivos em um local de fácil acesso no Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Coloque os arquivos em um local de fácil acesso no Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Marque as caixas ao lado dos itens que deseja restaurar. Clique em “Recuperar”;

Marque os itens que deseja recuperar e restaure (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Marque os itens que deseja recuperar e restaure (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Marque os itens que deseja recuperar e restaure (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Ao final, você verá uma lista com todos os arquivos recuperados e os itens prontos para uso no local escolhido no Passo 4.

Veja seus arquivos recuperados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Veja seus arquivos recuperados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Veja seus arquivos recuperados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Disk Drill é uma ferramenta gratuita que oferece um limite de número de arquivos para recuperar um pendrive ou cartão de memória. Caso queria restaurar o pendrive inteiro, é preciso pagar pela licença Pro. A vantagem é que é possível saber se o dispositivo pode ser restaurado antes de precisar pagar pela licença.

O que é melhor: notebook, ultrabook, MacBook? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.