Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O MacBook Air, seja de 11 ou 13 polegadas, vem com somente 128 GB de armazenamento SSD, que pode ser pouco para alguns usuários. Uma das formas de liberar espaço no SSD é limpando documentos e fotos duplicadas que tomam um lugar precioso e podem ser descartados sem preocupação.

No macOS, uma das maneiras mais simples de fazer a tarefa é com ajuda do programa Disk Drill. Na versão mais recente do app há uma função de remoção de duplicatas; veja como usar.

Veja como liberar espaço no SSD do MacBook (Foto: Divulgação/Apple)Veja como liberar espaço no SSD do MacBook (Foto: Divulgação/Apple)

Veja como liberar espaço no SSD do MacBook (Foto: Divulgação/Apple)

Passo 1. Baixe e instale o Disk Drill para Mac e acesse a ferramenta de duplicatas;

Acesse a função de duplicatas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse a função de duplicatas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse a função de duplicatas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Escolha uma pasta que pode ter arquivos duplicados, como as fotos da sua última viagem. Arraste o diretório para dentro do Disk Drill. Você pode selecionar quantas pastas quiser;

Escolha pastas para vasculhar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha pastas para vasculhar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Escolha pastas para vasculhar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique em “Escâner” para iniciar a varredura;

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Inicie a varredura (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie a varredura (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Inicie a varredura (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Rapidamente, o programa exibe uma lista de arquivos duplicados. O primeiro item é sempre o original. Clique no botão com formato de olho para abrir uma pré-visualização do arquivo;

Abra a pré-visualização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra a pré-visualização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Abra a pré-visualização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Caso tenha certeza que deseja apagar para liberar espaço, selecione os itens que deseja remover. Para escolher todos, clique em “Auto” na parte superior. Por fim, vá em “Remover”;

Selecione e remova para liberar espaço (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione e remova para liberar espaço (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Selecione e remova para liberar espaço (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Disk Drill é um programa gratuito para Mac e Windows com alguns recursos desbloqueados na versão Pro. Felizmente, esse não é o caso da busca de arquivos duplicados, disponível de graça.

Qual é o melhor e mais em conta notebook do Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.