Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Word conta com uma extensão que facilita a criação de 'nuvens de palavras' ─ um recurso gráfico usado para descrever os termos mais frequentes de um determinado texto, geralmente dispostas em formato de nuvem. A função é interessante para criar capas de abertura para documentos ou ilustrações sem precisar usar softwares específicos, como o Photoshop.

Confira, no tutorial a seguir, como usar a extensão Pro Word Cloud para criar uma nuvem de palavras no Word e também no Power Point. Embora as imagens tenham sido feitas na última versão do processador de textos da Microsoft, as dicas também valem para usuários do Microsoft Office 2010 e 2013.

Aprenda a usar o Word para criar nuvens de palavras (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Aprenda a usar o Word para criar nuvens de palavras (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aprenda a usar o Word para criar nuvens de palavras (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

Instalando extensão

Passo 1. Abra o Word e acesse o menu "Arquivo". Por lá, clique em "Opções" – um dos últimos itens da faixa lateral esquerda;

Acesse as configurações do Word (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse as configurações do Word (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse as configurações do Word (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, em "Personalizar Faixa de Opções", ative o item "Desenvolvedor" e clique em "OK";

Ative a aba de desenvolvimento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ative a aba de desenvolvimento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ative a aba de desenvolvimento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Voltando ao Word, abra a aba "Desenvolvedor" e clique em "Suplementos";

Abra a galeria de suplementos do Office (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra a galeria de suplementos do Office (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra a galeria de suplementos do Office (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. A loja de extensões do Word será aberta. Use a busca e procure por "Pro Word Cloud". Em seguida, no primeiro resultado, clique em "Adicionar";

Instale a extensão indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Instale a extensão indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Instale a extensão indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Criando nuvem de palavras

Passo 5. Selecione as palavras que você quer usar na nuvem e clique em "Create Word Cloud". Antes, porém, você pode escolher a fonte, cores, layout, capitalização das letras, a quantidade máxima de palavras e o tamanho da nuvem (em pixels);

Criando um nuvem de palavras (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Criando um nuvem de palavras (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Criando um nuvem de palavras (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. A nuvem, então, será gerada. Agora, para adicioná-la ao documento, basta clicar com o botão direito do mouse, copiar a imagem e colar no corpo do texto do Word.

Copie ou salve a imagem gerada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Copie ou salve a imagem gerada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Copie ou salve a imagem gerada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite a dica para criar nuvens de imagens facilmente sem sair do Word.

Como numerar páginas no Word? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.