Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Companion Safety App é um aplicativo gratuito para celulares Android e iPhone (iOS) que permite acompanhar o trajeto de uma pessoa virtualmente. O app é uma ótima ferramenta de segurança para pais que querem monitorar os filhos quando eles estiverem sozinhos, por exemplo. Com ele, quem está sendo acompanhado pode reportar rapidamente possíveis situações de risco ou ligar para a polícia. Dessa forma, os contatos do círculo de segurança saberão que a pessoa está em perigo.

Confira, no tutorial a seguir, como usar o Companion Safety App para monitorar uma pessoa. Os passos foram ilustrados com imagens do sistema da Apple, mas o procedimento é o mesmo em celulares com Android, do Google.

Companion Safety App: aprenda a usar o app para acompanhar o trajeto de alguém (Foto: Aline Batista/TechTudo)Companion Safety App: aprenda a usar o app para acompanhar o trajeto de alguém (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Companion Safety App: aprenda a usar o app para acompanhar o trajeto de alguém (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Configurando o aplicativo

Passo 1. Para usar o Companion Safety App, é necessário realizar um cadastro gratuito. Para isso, entre com o seu número de telefone, toque em "Next" e confirme em "Approve". Você receberá um SMS com um código de confirmação.

Entre com o seu número de telefone no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Entre com o seu número de telefone no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Entre com o seu número de telefone no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Em seguida, o app pede uma foto de perfil. Para isso, toque em "Let's take a selfie" e escolha se deseja usar uma imagem da galeria de fotos do celular ou abrir a câmera para tirar uma nova foto. Após adicionar a foto, toque em "Next".

Adicione uma foto ao seu perfil no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Adicione uma foto ao seu perfil no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Adicione uma foto ao seu perfil no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Agora, entre com o seu nome e toque novamente em "Next". Depois, você precisa configurar o seu círculo de segurança – contatos nos quais você confia. Toque em "+" para adicionar até seis pessoas e, quando concluir, toque em "Next" novamente.

Insira seu nome e adicione os contatos confiáveis no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Insira seu nome e adicione os contatos confiáveis no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Insira seu nome e adicione os contatos confiáveis no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Na próxima etapa, toque sobre cada uma das opções requeridas para permitir que o app exiba notificações, acesse a sua localização e atividade. Também é necessário configurar um PIN de segurança. Por fim, toque em "Continue" e "Let's get started".

Finalizando a configuração do Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Finalizando a configuração do Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Finalizando a configuração do Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Realizando um trajeto

Passo 1. Após configurar o aplicativo, você já pode realizar trajetos monitorados – a pé, carro, bicicleta ou ônibus. Para isso, toque sobre a barra de buscas para pesquisar pelo endereço do seu destino ou centralize no mapa a localização desejada. Feito isso, selecione "Add Companions".

Configurando um trajeto no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando um trajeto no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Configurando um trajeto no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. A lista de contatos será aberta e você deverá adicionar as pessoas que poderão monitorar o seu trajeto. Marque "#SafetyCircle" para que todos os contatos do seu círculo de segurança, que foram adicionadas no terceiro passo, possam acompanhá-lo. A qualquer momento durante o trajeto você pode tocar em "I Feel Nervous" para disparar um alerta de segurança para os seus contatos ou em "Call Police" para chamar a polícia.

Escolha os contatos que poderão acompanhá-lo no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Escolha os contatos que poderão acompanhá-lo no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Escolha os contatos que poderão acompanhá-lo no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Os contatos com permissão para monitorá-lo serão notificados via SMS e poderão acompanhar o seu trajeto em tempo real, com a possibilidade de telefonar a qualquer momento. Vale ressaltar que não é necessário que eles se cadastrem no aplicativo. O percurso pode ser visto pelo navegador do celular.

Os contatos serão notificados pelo Companion Safety App via SMS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Os contatos serão notificados pelo Companion Safety App via SMS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Os contatos serão notificados pelo Companion Safety App via SMS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Para terminar um trajeto antes de chegar ao destino, toque em "End", no canto superior direito da tela. Por fim, você pode indicar às pessoas que estão lhe acompanhando que chegou em segurança – "I've Arrived Safety" – ou tocar em "End the Trip" para simplesmente finalizar o trajeto.

Finalizando um trajeto monitorado no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Finalizando um trajeto monitorado no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Finalizando um trajeto monitorado no Companion Safety App (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para usar o Companion Safety App para monitorar o trajeto dos seus familiares e saber se eles estão em segurança.

WhatsApp vai deixar enviar localização em tempo real? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.