Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Facebook Messenger recentemente ganhou reações, filtros e máscaras também nas chamadas de vídeo. As animações são aplicadas em tempo real, e funcionam em chats individuais e em grupo. Além disso, o mensageiro agora permite fazer captura de tela das vídeochamadas e compartilhar o screenshot com os contatos da conversa.

Os novos recursos já começaram a ser liberados pelo Facebook para todos os usuários com Android e iPhone (iOS). Siga o tutorial abaixo e aprenda a deixar seus bate-papos em vídeo do Messenger ainda mais divertidos.

Como usar reações, filtros e máscaras em chamadas de vídeo do Facebook Messenger  (Foto: Divulgação/Facebook)Como usar reações, filtros e máscaras em chamadas de vídeo do Facebook Messenger  (Foto: Divulgação/Facebook)

Como usar reações, filtros e máscaras em chamadas de vídeo do Facebook Messenger (Foto: Divulgação/Facebook)

Passo 1. Ao iniciar uma vídeochamada com um contato ou grupo, note que aparecem quatro novos ícones na parte inferior da tela. Toque no de gota, à esquerda, para acessar os filtros. Dê um toque sobre os filtros para pré-visualizar sua imagem. Quando quiser aplicar um filtro para que seu contato veja, toque no círculo com um a seta para baixo.

Menu de filtros das vídeochamadas do Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Menu de filtros das vídeochamadas do Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Menu de filtros das vídeochamadas do Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

App do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no celular

Passo 2. Sua miniatura passará a ser exibida com o filtro na tela principal da vídeochamada. Você pode voltar ao menu a qualquer momento para trocar de filtro ou para retirá-lo, bastando selecionar a opção com um círculo e um risco em diagonal.

Indicações de filtro aplicado e de opção para retirada de filtro do Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Indicações de filtro aplicado e de opção para retirada de filtro do Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Indicações de filtro aplicado e de opção para retirada de filtro do Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Tocando no ícone de estrela você verá máscaras e efeitos especiais. Algumas opções interagem com seus movimentos: selecionando as orelhas de coelho, por exemplo, sempre que você abrir a boca, irá "engolir" uma cenoura virtual. Experimente as máscaras e toque no botão de seta para baixo para escolher um.

Escolha de máscaras e efeitos nas chamadas de vídeo do Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Escolha de máscaras e efeitos nas chamadas de vídeo do Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Escolha de máscaras e efeitos nas chamadas de vídeo do Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Dê um toque no botão de curtir para abrir as reações de amor, alegria, surpresa, tristeza e raiva. Basta dar um toque simples sobre as reações para que elas sejam aplicadas na sua imagem durante a chamada de vídeo.

Exibição dos emojis de reação na vídeochamada do Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Exibição dos emojis de reação na vídeochamada do Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Exibição dos emojis de reação na vídeochamada do Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. As reações duram apenas alguns segundos na tela. Durante esse tempo, a animação do efeito especial ou máscara desaparecerá, voltando automaticamente quando a reaction tiver terminado.

Seleção de reactions durante chamada de vídeo no Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Seleção de reactions durante chamada de vídeo no Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Seleção de reactions durante chamada de vídeo no Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Toque no botão de câmera para realizar uma captura de tela. Assim que você fizer isso, o Messenger mostrará dois botões: um de lixeira, para excluir o print, e um de seta, para enviar o screenshot para as pessoas da chamada de vídeo.

Captura da tela da chamada de vídeo realizada pelo Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Captura da tela da chamada de vídeo realizada pelo Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Captura da tela da chamada de vídeo realizada pelo Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Basta tocar no ícone de envio para que o printscreen seja enviado para o contato ou grupo imediatamente, no próprio chat do Messenger. A chamada de vídeo continuará normalmente até que você a encerre.

Envio de captura de tela da vídeochamada pelo chat do Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Envio de captura de tela da vídeochamada pelo chat do Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Envio de captura de tela da vídeochamada pelo chat do Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como ficar offline no Facebook Messenger? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.