Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

A Nokia e a Xiaomi fecharam um acordo de compartilhamento de patentes que dá à marca chinesa acesso a ideias e projetos criados pela empresa finlandesa. A parceria se refere, principalmente, àqueles vinculados ao desenvolvimento de infraestrutura de redes para celulares. Assim, a Xiaomi pode usar ideias da Nokia em seus produtos e serviços, econmizando no pagamento de royalties.

Os valores do contrato não foram revelados pelas duas companhias, mas reforçam um movimento da chinesa que recentemente adquiriu um conjunto de patentes da Microsoft.

Xiaomi usará tecnologia da Nokia em suas plataformas (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Xiaomi usará tecnologia da Nokia em suas plataformas (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Xiaomi usará tecnologia da Nokia em suas plataformas (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

É importante destacar que o acordo, ao menos no momento, se refere diretamente à infraestrutura de redes. A Nokia, ao se distanciar do mercado de celulares, manteve suas operações de desenvolvimento de tecnologia para redes e é nesse setor que a Xiaomi investe no momento.

O destaque para o acordo são os processadores de rede FP4, além de uma série de tecnologias e produtos da Nokia criados para a operação de datacenters e para provedores de Internet. Ou seja, isso não significa que próximos lançamentos de smartphones da Xiaomi, como a série Mi, terão algum tipo de recurso e tecnologia originalmente desenvolvidos pela Nokia e seus Lumia.

A Nokia declarou, em comunicado à imprensa, que futuras colaborações envolvendo a Xiaomi em outras áreas não estão descartadas, mencionando setores como Internet das Coisas, realidade virtual e aumentada e inteligência artificial. Caso essas conversas amadureçam e novos acordos sejam firmados, as chances de encontrar uma tecnologia da Nokia em algum produto da Xiaomi aumentam.

Nokia vai lançar celular top de linha em 2017? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.