Os computadores 'tudo em um' não são nenhuma novidade e já existem no mercado há algum tempo. Eles oferecem ao usuário design super compacto, concentrando seu hardware em um único lugar, geralmente atrás do monitor. O Samsung All-in-One E5 TV segue a mesma fórmula.

O PC tem especificações intermediárias, mas pode ser uma opção interessante para quem procura uma central multimídia em um computador de mesa compacto para as tarefas do dia-a-dia. Os "All-in-One" economizam espaço e evitam o emaranhado de fios que normalmente acompanham os desktops tradicionais. Confira nosso teste e veja se o Samsung All-in-One E5 TV é para você.

Design

Com apenas 2,5 cm de espessura, o All-in-One da Samsung promete ser uma central multimídia compacta e completa. Com linhas suaves e arrendondadas, o computador pesa 5.6kg e é construído a partir de plástico branco brilhoso de boa qualidade. Pensado para quem deseja poupar espaço e evitar fios embolando embaixo da mesa, o design é minimalista e evita chamar a atenção, procurando se integrar com o ambiente.

O botão power fica localizado atrás do monitor (assim como nos iMac's) e na parte frontal ficam os botões touch, para aumentar ou diminuir o volume e o botão para escolher a entrada do sinal (TV, HDMI ou PC), além de um pequeno LED indicador de funcionamento.

E5 TV tem botões 'touch' para controle do volume e da entrada de sinal (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

A tela tem ajuste de angulação, para que o usuário possa escolher a melhor posição para visualizar as imagens, porém, sentimos falta de um ajuste de altura. A webc

... am é imbutida no monitor e tem resolução de 720p. Seu ajuste fica condicionado a angulação da tela, limitando muito o uso.

Modelo all-in-one tem apenas 2.5cm de espessura (Foto: Divulgação/Samsung)

Especificações

O E5 TV chega com o hardware mais parrudo da série All-in-One Essentials, composto pelos modelos menores E3 e E1. Saindo de fábrica com uma tela de 21.5" Full HD LED, (1920 x 1080p) sistema operacional Windows 10 Home, o PC conta com o processador Intel Core i5 6200U de sexta geração (2.3 GHz até 2.8 GHz), placa de vídeo Intel HD Graphics 520, 8 GB de memória Ram DDR3L e 1 TB de armazenamento; configuração que não impressiona, mas facilmente dá conta das tarefas mais comuns como: navegar na internet, ver vídeos, editar textos, fotos e até alguns vídeos.

Conexões

Na parte traseira, o All-in-One tem conexões Gigabit Ethernet de até 1000 mbps, HDMI in e out (sim, é possível utilizar o E5 TV como monitor para videogames, filmagens, etc), entrada para fones de ouvido P2 (3.5mm), três entradas USB 2.0 e uma USB 3.0 PowerShare; conexão com saída de 5 volts e 2A, para recarregar aparelhos como smartphones e tablets rapidamente. Há também slot para cartão SD, SDHC, SDXC, além da conexão coaxial para antena de TV digital. O PC também tem conexão Wi-Fi padrão 802.11ac e Bluetooth 4.1.

Samsung All-in-One E5 TV tem as pricipais conexões do mercado (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

O sistema de TV do Al-in-One se assemelha muito ao de uma Smart TV. A navegação pelos canais é fluida e rápida, mas é dependente do computador. A sintonização dos canais é bastante fácil e o aparelho entrega boa qualidade da imagem oferecida pelo display de 21,5 polegadas.

Por ter entrada coaxial para antena de TV digital, o E5 TV vem com controle remoto IR (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

Periféricos

O kit de periféricos que acompanha o All-in-One é composto por mouse e teclado com fios e um controle remoto IR. Se tratando de um computador doméstico de alto custo, a Samsung poderia ter caprichado um pouco mais nos materiais do mouse e teclado, além da possibilidade de serem em fio.

Periféricos são de baixa qualidade e poderiam ser wireless (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

Conclusão

Com uso voltado ao usuário doméstico que busca entretenimento em um único dispositivo, o Samsung All-in-One E5 reúne um hardware que performa com bastante fluidez, funcionando muito bem como central multimídia Full HD. Ele tem preço sugerido de R$ 3.699 mas se você pesquisar bem, pode encontrá-lo no comércio eletrônico por R$ 2.797. Se você procura um computador para jogos ou programas pesados, este modelo passa longe de ser ideal.

O Samsung Essentials E5 TV é boa opção para ver vídeos e executar taréfas básicas (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo )

O desemprenho com programas e jogos mais pesados foi sofrível. Já para tarefas do dia a dia, como navegar na Internet, ver filmes ou editar textos e fotos, o Samsung E5 TV se mostrou esperto e muito eficiente e seu design ajuda a evitar a bagunça de fios e cabos atrás do aparelho. Se este for o seu perfil, acreditamos que o tudo em um da Samsung é uma opção que deve ser considerada.

Prós

  • Design fino e compacto
  • Tela Full HD
  • Compatível com TV digital
  • Funciona como monitor externo

Contras

  • Teclado e mouse com fio e de baixa qualidade
  • Desempenho sofrível em games e softawes pesados
  • Webcam só se ajusta junto com o monitor
  • Volume do áudio não tão alto

Qual é a melhor configuração para PC Gamer? Comente no fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.