Desde o Windows 8, o sistema operacional da Microsoft possui um recurso chamado Windows To Go. Essa tecnologia permite que você instale um sistema operacional Windows 8, Windows 8.1 ou Windows 10 totalmente funcional em um disco rígido externo ou em uma unidade flash USB. Com isso, você pode tornar seu pendrive um ambiente Windows portátil, semelhante as modernas distro Linux Live, que podem ser executadas a partir de um pendrive. Veja, nesse tutorial, como criar um backup inicializável do Windows 10 com o Windows To Go.

Veja como fazer para criar um backup inicializável do Windows 10 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Com o Windows To Go é possível transportar o sistema Windows Live para qualquer lugar e usá-lo em qualquer computador. Você terá praticamente um backup do seu sistema principal. O recurso oferece um ambiente seguro e completo para, por exemplo, trabalhar remotamente ou de um computador compartilhado.

Essa ferramenta é ideal para clientes corporativos com a ideia de que o ambiente de trabalho pode ser levado a qualquer lugar. A Microsoft não suporta oficialmente o uso de versões não-empresariais do Windows. Porém, apenas porque algo não é suportado, não significa que não seja possível de ser feito. Confira como fazer isso:

Passo 1. Baixe a imagem ISO do Windows;

Passo 2. Em seguida, baixe o programa Rufus;

Passo 3. Conecte o pendrive no PC;

Passo 4. Abra o Explorer, acesse a pasta onde o Rufus foi salvo e execute o programa. Se for solicitado, forneça

... a senha ou toque no botão "Sim", para autorizar a execução;

Executando o aplicativo Rufus (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 5. Na tela do programa, selecione o pendrive no campo "Dispositivo" e a opção "Partição MBR para BIOS ou UEFI" no campo "Tipo de partição e do sistema de destino". Em "Criar disco bootável com", selecione a opção "Imagem ISO" e depois clique no ícone do drive de CD/DVD;

Configurando o Rufus e iniciando a procura pela imagem ISO do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 6. Na janela "Abrir", vá até a pasta onde a imagem ISO do Windows foi salva e clique nela. Depois, clique no botão "Abrir";

Selecionando a imagem ISO do Windows para gravar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 7. De volta à janela principal do Rufus, marque a opção "Windows To Go" e clique no botão "Iniciar";

Ativando a tecnologia "Windows To Go" e iniciando a gravação (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 8. Dependendo da imagem ISO utilizada, talvez seja necessário escolher qual Windows será instalado no pendrive, e em seguida, clicar no botão "OK" para continuar o procedimento;

Selecionando qual Windows será instalado do pendrive (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 9. Você será avisado de que os dados do pendrive serão apagados. Confirme, clicando em "OK" e aguarde até que o processo seja finalizado. Se houver algum erro, tente novamente.

Confirmando a instalação do Windows no pendrive (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Pronto! Agora que você criou um pendrive inicializável do Windows 10, experimente conectá-lo em um PC e iniciar o sistema.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.