É normal perceber lentidão no celular com Android após certo tempo de uso, especialmente entre os modelos mais baratos, e a culpa quase sempre é da memória. Com a RAM quase toda ocupada, o smartphone pode travar e dificultar a abertura de múltiplos apps, mas programas como o Storm Clean prometem ajudar na resolução desse problema.

O aplicativo é capaz de limpar histórico de navegação, cache e cookies para deixar o Android mais rápido. Assim, você aumenta o tempo de uso do telefone sem precisar comprar um novo. Aprenda como realizar a tarefa.

Storm Clean deixa seu Android mais rápido (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo Storm Clean no seu Android. Abra o app e toque na opção “Melhoria de memória”, responsável por acessar a memória RAM e limpá-la. Selecione os aplicativos que devem passar pela limpeza – normalmente o indicado é escolher todos eles – e toque em "Reforçar". Será preciso conceder permissões no celular ao executar o app pela primeira vez.

... 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">

Conceda permissão de uso ao Storm Clean (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ao conceder a permissão, o Storm Clean mostra a animação de um foguete, enquanto realiza a limpeza.

Passo 2. De volta à primeira tela do aplicativo, toque em "Arquivos de lixo". O Storm Clean vai exibir uma tela como a abaixo, com os documentos desnecessários para o funcionamento do telefone. Toque em "Limpar".

Limpe o lixo de todos os apps instalados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. O WhatsApp é o aplicativo mais popular do Brasil, com 120 milhões de adeptos. Com tanta gente, é normal trocar muitas fotos e vídeos, justamente os arquivos que mais ocupam espaço no smartphone.

O Storm Clean oferece a opção de limpar as mídias e outros arquivos salvos pelo mensageiro. Na tela inicial do app, toque no ícone em formato de três linhas, no canto superior esquerdo. Depois escolha "Limpador do WhatsApp". O Storm Clean vai mostrar uma lista de funções de limpeza, como apagar o cache, vídeos ou fotos. Toque em “Limpar” ou “Analisar” para avançar.

Storm Clean rastreia lixo de conversas do WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Em alguns casos você poderá verificar se deseja manter alguns arquivos guardados. Ao finalizar a seleção, toque em excluir e veja o espaço ocupado pelo WhatsApp diminuir.

Limpe arquivos desnecessários do WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Storm Clean é um app que libera a memória RAM e também apaga arquivos desnecessários. Essa, no entanto, não é única providência que você pode tomar para acelerar o celular. Também é válido desinstalar apps pesados e baixar versões mais leves de aplicativos populares, como é o caso do Facebook Lite.

Quais são os melhores aplicativos para Android? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.