A Agência Nacional de Telecomunicações mudou o prazo para o bloqueio de celulares piratas no país. Agora, esses telefones deixarão de funcionar no dia 28 de novembro. Em nota divulgada na última segunda-feira (10), a agência reguladora disse que a decisão atendeu a pedidos das operadoras de telefonia móvel, e destacou que ela não interfere no funcionamento de aparelhos que já estão em uso.

O bloqueio estava inicialmente previsto para o dia 30 de junho. No entanto, a partir do dia 15 de setembro, a Anatel vai enviar comunicados por meio de mensagens do tipo SMS. Em 28 de novembro, os aparelhos serão desligados de forma definitiva.

Segundo o órgão regulador, somente os telefones que forem ativados após o início do envio de mensagens serão desligados. Ou seja, quem comprar um celular pirata depois do dia 15 de setembro não conseguirá usar o aparelho.

Anatel estende prazo para bloqueio de celulares piratas (Foto: Divulgação)

Os celulares piratas são clones de smartphones de marcas famosas ou mesmo modelos desconhecidos, mas que não possuem número de IMEI válido, uma espécie de identidade do celular. Esses aparelhos são vendidos de forma irregular, já que não passam por nenhum tipo de certificação.

Como saber o IMEI do seu telefone

Para descobrir o IMEI do seu celular, basta no discador o código *#06#. Em seguida, compare o número de 15 dígitos exibido no display do celular com o que é informado na caixa do aparelho. Se esses dados forem diferentes, é possível que o seu telefone não seja legítimo.

A Anatel ain

... da oferece o site Consulta Celular Legal para que os usuários verifiquem a situação do IMEI de seus celulares. Nesse caso, basta digitar o código e conferir se há alguma restrição de uso para o número. As ações da agência para combater a venda de celulares falsos se iniciaram em 2014, quando a companhia reguladora começou a mapear os número de smartphones não homologados. Aparelhos de marcas conhecidas que foram importados não devem enfrentar problemas no funcionamento.

Consulta ao IMEI pelo site da Anatel (Foto: Reprodução/Aline Batista)

A partir de novembro, as pessoas que tiverem seus aparelhos bloqueados não conseguirão mais fazer ligações e acessar à Internet por meio de 4G ou 3G. O celular continuará funcionando apenas por Wi-Fi. De acordo com a Anatel, não é possível saber o número de telefones que serão atingidos com a medida, mas a estimativa é de que, a cada mês, cerca de 1 milhão de celulares piratas comecem a funcionar no país. Ainda segundo a nota da agência, "o desligamento não prejudicará os usuários que de boa fé adquiriram tais aparelhos".

Como o celular é bloqueado pela Anatel? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.