Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Facebook para Android e iPhone (iOS) tem uma espécie de jogo escondido, no qual o usuário e seus amigos podem disputar para ver quem contribui mais para a rede social. Trata-se da função “Editor”, que traz perguntas sobre o funcionamento de lugares visitados. O objetivo é manter os dados atualizados para outras pessoas.

Ao fornecer informações, o usuário ganha pontos para subir de nível, medalhas e pode até mesmo comparar seu placar com o de seus contatos. Veja, neste tutorial do TechTudo, o passo a passo de como alcançar uma boa pontuação como editor no Facebook.

Facebook tem ranking para usuários que mais contribuem com informações para a rede social (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Facebook tem ranking para usuários que mais contribuem com informações para a rede social (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Facebook tem ranking para usuários que mais contribuem com informações para a rede social (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Como funciona o Editor do Facebook

Disponível na forma de um aplicativo dentro do próprio Facebook, o Editor trata-se de uma forma colaborativa para melhorar as informações presentes na rede social. Conforme o usuário faz check-in ou posta fotos ou vídeos em algum lugar, o app pode eventualmente exibir perguntas sobre o local no topo do feed de notícias ou na sessão de edição.

As respostas dadas pelo usuário precisam ainda passar por uma revisão do próprio Facebook e, caso aceitas, renderão pontos para o perfil do responsável pela ajuda. Com o acúmulo de pontuação, a pessoa subirá também de nível na ferramenta, podendo chegar a um máximo de 100. Atualmente, o Facebook premia os usuários acima do nível 50 com uma camisa especial de editores.

Por fim, o usuário também pode liberar medalhas de acordo com critérios estabelecidos pelo Facebook. Algumas conquistas são por números de edições aceitas, quantidade de cidades editadas, aparelho no qual faz a edição, entre outros.

Como acessar o Editor do Facebook e responder perguntas

Passo 1. Na tela inicial do Facebook, toque sobre o botão sanduíche.

Passo 2. Procure pela opção “Sugerir Edições” na página.

Usuário pode acessar o Editor do Facebook a partir do menu sanduíche (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode acessar o Editor do Facebook a partir do menu sanduíche (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode acessar o Editor do Facebook a partir do menu sanduíche (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

No iOS: O Facebook para iPhone tem um caminho um pouco diferente. Após acessar o menu sanduíche, toque sobre a opção “Aplicativos”. Em seguida, procure por “Sugerir Edições”.

Editor do Facebook pode ser acessado dentro da opção Editor do Facebook pode ser acessado dentro da opção

Editor do Facebook pode ser acessado dentro da opção "Aplicativos" (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Na guia "Votar", o usuário pode conferir perguntas sobre lugares que visitou. Leia atentamente o card exibido.

Passo 4. Responda com “Sim” se a informação estiver correta, “Não” se incorreta e “Pular” se você não souber a resposta.

Facebook faz questões sobre lugares e pode retribuir usuários com pontos e medalhas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook faz questões sobre lugares e pode retribuir usuários com pontos e medalhas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Facebook faz questões sobre lugares e pode retribuir usuários com pontos e medalhas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora é só responder o máximo de questões e aguardar até que estas sejam confirmadas para ganhar os seus pontos.

Como ver o seu perfil e o placar dos seus amigos

No Android

Passo 1. De volta à página do editor, toque em “Minhas edições” para ver o seu perfil”.

Passo 2. Na página, é possível conferir estatísticas como o seu nível, medalhas conquistadas, número de edições sugeridas e também quantas delas foram aceitas.

Facebook mostra pontuação do usuário, nível e medalhas no perfil (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook mostra pontuação do usuário, nível e medalhas no perfil (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Facebook mostra pontuação do usuário, nível e medalhas no perfil (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Para conferir seu histórico, role a página e verifique se as respostas foram aceitas, recusadas ou estão pendentes.

Passo 4. Para comparar o seu desempenho com o dos seus amigos nos últimos sete dias, basta tocar na opção “Placar” no topo da tela.

Facebook mostra histórico de edições aceitas ou não e placar de amigos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook mostra histórico de edições aceitas ou não e placar de amigos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Facebook mostra histórico de edições aceitas ou não e placar de amigos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

No iPhone (iOS)

Passo 1. Na página do editor, toque em “Minhas Edições” para ver o seu histórico de contribuições.

Passo 2. Para conferir o seu perfil, medalhas e também os resultados dos seus amigos, toque em “Placar”.

Usuário também pode revisar suas contribuições e comparar placar com amigos no iOS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário também pode revisar suas contribuições e comparar placar com amigos no iOS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário também pode revisar suas contribuições e comparar placar com amigos no iOS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Contribua também no navegador

Editor do Facebook também pode ser acessado em navegadores no PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Editor do Facebook também pode ser acessado em navegadores no PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Editor do Facebook também pode ser acessado em navegadores no PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Além do aplicativo para Android e iPhone, o usuário também pode acessar o Editor do Facebook na Web. No computador, também é possível responder questões sobre os lugares que você esteve, acompanhar resultados de amigos e ver o seu desempenho.

Como descobrir quem visitou meu Facebook? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.