Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Windows oferece uma opção para o usuário descobrir qual versão do sistema operacional da Microsoft está instalada no computador. Alguns procedimentos mais específicos podem exigir essa informação para serem executados. São desde aplicativos de remoção de malwares (vírus), a utilitários que só funcionam em uma versão em particular do sistema operacional. Por conta de diferenças no Menu Iniciar, o caminho para descobrir essa informação e detalhes de hardware é diferente. Veja como descobrir qual Windows está instalado no seu PC.

Veja como descobrir qual Windows está instalado no seu PC (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Veja como descobrir qual Windows está instalado no seu PC (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Veja como descobrir qual Windows está instalado no seu PC (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Windows 8 ou Windows 10

No Windows 8 e no Windows 10 a forma de identificar a versão é similar. Veja como fazer isso.

Passo 1. Pressione as teclas ''Windows + X''. No menu que aparecer, clique na opção ''Painel de Controle'';

Acessando a opção 'Sistema' no menu de contexto do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Acessando a opção 'Sistema' no menu de contexto do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Acessando a opção 'Sistema' no menu de contexto do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Será exibida uma janela com todas as informações do Windows e do hardware.

Visualizando as informações do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Visualizando as informações do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Visualizando as informações do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Windows 7 e Windows Vista

Por conta de diferêncas no menu Iniciar, o Windows 7 e o Windows Vista oferecem uma forma diferente de descobrir a versão do sistema.

Passo 1. Clique no menu iniciar. Quando ele aparecer, clique dentro do campo de busca e digite ''computador'';

Pesquisando por 'computador' na busca do Windows 7 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Pesquisando por 'computador' na busca do Windows 7 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Pesquisando por 'computador' na busca do Windows 7 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Quando o item computador aparecer no resultado das buscas, clique com o botão direito do mouse. No menu que será exibido, clique na opção ''Propriedades'';

Acessando as propriedades do item 'Computador' (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Acessando as propriedades do item 'Computador' (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Acessando as propriedades do item 'Computador' (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Em seguida, você verá a janela ''Sistema'', com todas s informações do Windows e até do hardware.

Visualizando as informações do Windows 7 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Visualizando as informações do Windows 7 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Visualizando as informações do Windows 7 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Pronto! Agora sempre que precisar, você pode usar um dos procedimentos acima para descobrir qual a versão do Windows está instalada no PC.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.