Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Android Samba Client é o aplicativo do Google que permite acessar arquivos do computador no celular Android. O programa usa o protocolo Samba (SMB) para conectar PC e smartphone, permitindo acessar fotos, vídeos e outros arquivos do desktop pelo dispositivo móvel.

Dessa forma, o app cria um atalho para o computador pessoal diretamente no explorador de arquivos do Android, facilitando a visualização de documentos importantes. A única exigência é que os dois aparelhos estejam na mesma rede Wi-Fi. Aprenda a configurar.

Aprenda a acessar arquivos do computador no celular usando o app Android Samba Client (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Aprenda a acessar arquivos do computador no celular usando o app Android Samba Client (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Aprenda a acessar arquivos do computador no celular usando o app Android Samba Client (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 1. Usando um PC Windows, navegue até a pasta que você deseja compartilhar, clique sobre o ícone com o botão direito e acesse as propriedades.

Crie uma pasta com arquivos e acesse as propriedades no Windows  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie uma pasta com arquivos e acesse as propriedades no Windows  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Crie uma pasta com arquivos e acesse as propriedades no Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na aba "Compartilhamento", clique em “Compartilhamento avançado”.

Acesse o compartilhamento avançado no Windows  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o compartilhamento avançado no Windows  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o compartilhamento avançado no Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Selecione “Adicionar” e crie um nome simples para sua pasta na rede, como “arquivos”. Clique em “Ok”.

Crie um nome para a pasta na rede no Windows  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie um nome para a pasta na rede no Windows  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Crie um nome para a pasta na rede no Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Em seguida, vá em “Permissões” e permita “Controle total” para abrir, criar e apagar arquivos da pasta do computador pelo celular. Dê “Ok” até voltar à tela de propriedades.

Conceda permissão para editar arquivos da pasta no Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conceda permissão para editar arquivos da pasta no Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Conceda permissão para editar arquivos da pasta no Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Anote o caminho da rede da sua pasta de compartilhamento.

Copie o caminho da pasta no computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Copie o caminho da pasta no computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Copie o caminho da pasta no computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Baixe e instale o Android Samba Client no celular Android. No campo em destaque, digite o endereço anotado no Passo 5.

Por padrão, o Windows pede senha para acessar pastas compartilhadas. Digite o nome do seu computador em “Domínio”, e use seu login e senha do PC nos outros campos. Se você tiver uma conta da Microsoft vinculada ao computador, use e-mail e senha da sua conta. Ao final, toque em “Mount”.

Acesse a pasta compartilhada no celular Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse a pasta compartilhada no celular Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse a pasta compartilhada no celular Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Automaticamente, o Android irá mostrar o conteúdo da pasta do PC na tela do seu smartphone. Abra, mova, apague e crie novos arquivos no diretório livremente, desde que o celular esteja na mesma rede Wi-Fi. Acesse o menu lateral do explorador de arquivos e veja que agora há um novo atalho para a sua pasta compartilhada.

Acesse os arquivos do computador pela rede em atalho no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse os arquivos do computador pela rede em atalho no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse os arquivos do computador pela rede em atalho no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O aplicativo Android Samba Client permite repetir o processo para adicionar outras pastas de diferentes computadores ao celular Android. Dessa maneira, você pode criar uma zona livre para enviar e receber arquivos do PC pela rede local sem precisar de internet.

Como conectar o celular no PC? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.