Descobrir onde um site está hospedado é uma tarefa mais simples do que parece. Com a ajuda de algumas ferramentas gratuitas, é possível saber o nome da empresa de hospedagem responsável por qualquer website na Internet, inclusive com a localização aproximada do servidor. Pode ser útil para quem precisa descobrir a origem de um site para fins judiciais ou por curiosidade.

Confira como usar duas ferramenta simples e gratuitas para descobrir a empresa que hospeda um website e a sua localização. O funcionamento é totalmente online e independe do sistema operacional do seu computador ou navegador.

Descobrindo a empresa de hospedagem

Passo 1. Acesse o site WhoIsHostingThis.com (whoishostingthis.com);
Digite o endereço URL do website e clique em "Search";

Atenção: ficou confuso? Entenda o que é Whois

Passo 2. O nome do servidor em que o site está hospedado aparecerá em destaque.
O site do WhatsApp é hospedado pela empresa "SoftLayer, Inc", por exemplo;

Descobrindo a localização do servidor

Passo 3. Caso queira descobrir a localização geográfica do servidor, use a ferramenta LocalizaIP (localizaip.com.br) para rastrear o endereço de IP (confirar mais alternativas). Essa informação é exibida em "IP Address", no passo anterior.

Usando o mesmo exemplo do WhatsApp, é possível descobrir que os servidores que hospedam o site do famoso serviço de mensagens estão localizados na cidade de Washington, nos Estados Unidos. Entretanto, vale ressaltar que o ponto indicado no mapa é uma localização aproximada e pode sofrer distorções

... .

Com essas dicas simples, você poderá descobrir onde um site está hospedado ─ tanto o nome da empresa quanto a localização do servidor.

O que é necessário para criar um site? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.