Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Mercado Livre permite que qualquer pessoa física faça anúncios e venda produtos na plataforma de e-commerce. Entretanto, independente das denúncias, são proibidos: a pirataria, a falsificação e as réplicas, além de objetos ilícitos. Para barrar esses anúncios, o próprio Mercado Livre conta com um filtro de palavras que impede a publicação de algumas coisas, mas outras acabam passando. É aí que entra o filtro do usuário.

Mercado Livre (Foto: Reprodução/Mercado Livre)Mercado Livre (Foto: Reprodução/Mercado Livre)

Mercado Livre (Foto: Reprodução/Mercado Livre)

"Todos os anúncios possuem um botão de Denúncia no canto superior direito da página (“Faça uma denúncia”) que pode ser acionado por qualquer pessoa que entenda que o anúncio é irregular", explica, em nota, o Mercado Livre. "Diante de denúncia, o anúncio é analisado e, se confirmado que está em desacordo com os temos e condições, é retirado do ar", completa o comunicado. Ainda de acordo com o site, é mantida em confidencialidade a identidade dos autores das denúncias como forma de permitir a livre manifestação sobre o conteúdo do site.

Se você se deparou com algo que acredita que não deveria estar sendo vendido, ou acha que foi enganado, confira a dica e aprenda a reportar ao Mercado Livre. Vale lembrar que é necessário ter uma conta no site para denunciar produtos.

Passo 1. Abra o anúncio do produto que você quer denunciar e clique me “Fazer uma denúncia“, no canto superior direito da página;

Clique sobre o link indicado para denunciar o produto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Clique sobre o link indicado para denunciar o produto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Clique sobre o link indicado para denunciar o produto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, escolha o motivo pelo qual está denunciando o anúncio e, caso necessário, adicione informações complementares no campo de texto. Por fim, clique em “Denunciar”;

Informe o motivo da denúncia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Informe o motivo da denúncia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Informe o motivo da denúncia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. A denúncia será enviada ao Mercado Livre e você receberá uma resposta por e-mail. Caso não esteja logado em sua conta, será necessário preencher o seu nome de usuário e senha.

Denúncia realizada com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Denúncia realizada com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Denúncia realizada com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite a dica para denunciar o anúncio de produtos ilícitos ou enganosos no Mercado Livre e contribuir com o filtro da plataforma de vendas.

Como saber se site de compras é confiável? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.