Usuários dos smartphones mais recentes da Samsung, como o Galaxy S8 e S8 Plus, têm à disposição uma Pasta Segura para guardar arquivos confidenciais. Apesar de nativo no modelo mais atual, o recurso também pode ser baixado em outros celulares Samsung com Android 7 para proteger fotos, documentos e até mesmo aplicativos inteiros usando criptografia e processos de autenticação que unem senhas, PINs, padrões e biometria.

Veja, no tutorial a seguir, como configurar e usar a Pasta Segura no seu telefone. Antes de começar é provável que você precise fazer o download do aplicativo Pasta Segura.

Galaxy S8 vem com a Pasta Segura de fábrica (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Para configurar a Pasta Segura, acesse as "Configurações" do aparelho. Em seguida, procure por "Tela de Bloqueio e Segurança". Nesse menu, você encontrará o atalho para a Pasta Segura.

... 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">

Se a Pasta Segura não estiver entre as opções, você terá que baixar o aplicativo da Play Store (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Na inicialização, você terá que fazer login com sua conta da Samsung e escolher que nível de segurança vai aplicar na pasta: padrão, senha ou PIN, aliado com a biometria que seu aparelho suportar.

Para usar, você precisa de uma conta da Samsung, além de definir os padrões de segurança para ter acesso ao conteúdo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Como esconder apps

Uma das funções de destaque da Pasta Segura da Samsung é a possibilidade de ocultar aplicativos inteiros, algo que não é oferecido na maioria dos aplicativos concorrentes disponíveis para Android.

Passo 1. Abra a Pasta Segura e toque em “Adicionar Aplicativos”. Agora, navegue pela lista de apps que você tem no celular e escolha os que deseja esconder. Confirme em "Adicionar".

Toque no atalho e, em seguida, localize os aplicativos que deseja ocultar e proteger (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Os aplicativos passarão a ser exibidos apenas na Pasta Segura.

Os aplicativos escolhidos passarão a ser mostrados apenas na Pasta Segura (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Dica: para adicionar arquivos, vale o mesmo exercício. A diferença é que você vai tocar em “Adicionar arquivos”.

Como rodar duas instâncias de um mesmo app

Usar a Pasta Segura para ocultar aplicativos torna possível o uso de duas instâncias de um mesmo app no celular. Você pode usar duas contas do Facebook, por exemplo. Uma delas vinculada ao aplicativo aberto e a outra ao aplicativo oculto na Pasta Segura.

Passo 1. Dentro da pasta, realize o procedimento de adicionar aplicativos. Mas, em vez de escolher entre aqueles instalados, opte por abrir a Play Store. Como você estará usando uma nova instância da loja, você terá que inserir os dados da sua conta Google como se estivesse acessando pela primeira vez.

Você vai precisar baixar e instalar o aplicativo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Encontre e baixe o aplicativo que deseja instalar. Observe que essa instância da loja está rodando oculta, protegida pela Pasta Segura.

Cadeados no canto da tela sinalizam que essa instância da Play Store roda a partir da Pasta Segura (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. O Facebook fará parte dos aplicativos ocultos na pasta segura. Basta abri-lo.

O aplicativo escolhido, no exemplo o Facebook, estará duplicado na Pasta Segura (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Observe que agora rodamos duas instâncias independentes do Facebook no mesmo aparelho: uma delas em aberto e a outra por meio da Pasta Segura, conforme sinaliza o pequeno cadeado ao lado do ícone da rede social.

Agora você pode usar duas contas diferentes do Facebook, Instagram, WhatsApp e etc no celular (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Como ocultar a Pasta Segura

Você já escondeu arquivos, fotos pessoais e até mesmo aplicativos inteiros. Mas ter um atalho dizendo “Pasta Segura” é um convite para que curiosos tentem descobrir o que tem lá dentro. Seguindo os passos abaixo, você vai esconder a sua pasta, ou batizá-la com um nome genérico e adotar um ícone mais discreto.

Passo 1. Na Pasta Segura, toque nas reticências e acesse as "Configurações". Na opção “Exibir Pasta Segura”, você define se a sua pasta irá aparecer ou não entre os seus aplicativos.

Acesse as configurações da Pasta Segura para escondê-la completamente dos seus aplicativos e atalhos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Atenção: se você esconder a pasta dessa forma, a única forma pela qual você poderá encontra-la e abri-la é por meio do atalho “Pasta Segura” em "Configurações", conforme usado nos primeiros passos do tutorial.

Se você decidir por ocultar a Pasta Segura, só poderá acessá-la via Configurações (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Como renomear o app e mudar o atalho

Passo 1. Nas mesmas reticências, escolha “Personalizar ícone”. Na nova tela, você poderá escolher um nome que seja mais discreto, como “Documentos” ou “Sistema”. Depois de renomear a pasta, você ainda pode escolher um ícone que a torne ainda mais discreta.

Nas opções, selecione "Personalizar ícone". Você pode escolher o nome que quiser e definir um ícone genérico para não chamar atenção de curiosos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. A pasta renomeada e com o ícone genérico estará entre os seus apps. Mesmo que alguém “descubra” a sua pasta, terá que conhecer seu PIN ou usar seu dedo para desbloqueá-la.

Pasta Segura, renomeada como "Documentos" e com ícone genérico, ficará disponível entre seus aplicativos. Para acessá-la, só com senha, PIN ou leitura biométrica (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Qual mensageiro mais seguro? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.