A Google Play Store e a App Store têm diversos aplicativos de previsão do tempo para Android e iPhone (iOS). Além das informações básicas sobre o tempo, há opções que indicam direção e força do vendo, quantidade de chuva, índice UV, pressão, visibilidade, ponto do orvalho e até mesmo a qualidade do ar.

Alguns apps permitem até que os usuários compartilhem em tempo real quais as condições climáticas no seu local atual, o que faz com o que as informações sejam bem precisas e sempre atualizadas. Você também pode criar notificações personalizadas para mudanças climáticas. E, para os amantes de cachorro, tem aplicativo meteorológico que traz os personagens mais fofos ao fundo da temperatura. Escolha seu app preferido na lista a seguir.

Climatempo tem alertas para chuva, sol e tempestades. (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Climatempo

A interface do app Climatempo mostra com clareza as informações mais importantes, para usuários menos exigentes. Logo a primeira vista é possível visualizar a temperatura atual, a probabilidade de chuva e a umidade do ar. Ao deslizar a tela, é possível conferir a temperatura de hora em hora ou a estendida, que mostra qual a previsão para os próximos quatorze dias. Ainda há acesso ao radar e satélite sem precisar sair do aplicativo.

O diferencial do aplicativo fica pra função "Notificação personalizada", que permite programar para que o aplicativo envie alertas caso ocorra mudança no tempo de determinado local.

... 85.6115107914%;">

O Climatempo permite criar notificações personalizadas pelo usuário (Foto: Reprodução/Karen Malek)

Weather Underground

O Weather Underground é um dos app mais completos e interativos de meteorologia. Além da tradicional previsão do tempo, o aplicativo tem muitas outras informações, como: velocidade e direção do vento, sensação térmica, chuva acumulada do dia, pressão, visibilidade, umidade, ponto de orvalho e até qualidade do ar.

O app também possui interatividade com usuários, que podem atualizar, adicionar e confirmar as condições. Com seu mapa interativo, é possível percorrer todo o mundo acompanhado as condições locais, imagens de webcam e ainda visualizar radar e satélite.

É possível criar as previsões inteligentes nas quais o usuário escolhe uma atividade de sua preferência, determina as condições climáticas necessárias para que ela seja realizada e o aplicativo mostra a previsão do tempo destacando com cores quais os dias e horários que são adequados para realizar a atividade escolhida pelo usuário.

O Weather Underground reúne informações das estações meteorológicas e dos usuários (Foto: Reprodução/Karen Malek)

Yahoo! Tempo

O aplicativo do Yahoo! é bem simples. Na primeira tela, é exibida a previsão atual e, ao fundo, é uma foto de usuários do Flickr do local escolhido. Caso tenha outros locais salvos como favoritos, basta arrastar pro lado pra alterar. Ao subir a tela, o app indica a previsão de hora em hora, além de permitir ao usuário escolher se deseja exibir as condições para os próximos 5 ou 10 dias. Logo mais abaixo, há dados como: sensação térmica, umidade, visibilidade, vento, pressão e índice UV.

O mapa do aplicativo traz três opções de visualização: imagens de satélite, mapa de calor ou mapa de vento. Os dois últimos possuem uma barra lateral que serve como legenda para um melhor entendimento.

O plano de fundo do Yahoo! Tempo é uma do Flickr do local escolhido (Foto: Reprodução/Karen Malek)

Weather Puppy

O Weather Puppy é um app para os apaixonados por animais. O plano de fundo do app tem a temática de cachorros e mudam de acordo com o clima. Além das imagens gratuitas, há várias opções de compras: fotos de cachorros esquiando, cachorros praticando yoga, cachorros no halloween, inclusive comprar a possibilidade de por uma foto do seu cachorro no fundo.

Mas, voltando ao principal que são as condições meteorológicas, o app traz o que todo usuário comum gostaria de saber: informações claras e de fácil entendimento. Subindo a tela, na parte de baixo é exibido a temperatura, a sensação térmica, vento, umidade, índice UV e visibilidade. Caso deseje uma informação mais atualizada, é possível acompanhar a previsão de temperatura e chance de chuva, de hora em hora.

Nas previsões estendidas dos próximos 10 dias é exibido um resumo de cada dia, com temperatura mínima e máxima, força do vento, umidade do ar e probabilidade de chuva. E, caso ainda seja pouco, o app possui um mapa com radar e legenda para acompanhamento.

Os cachorros fofos que mudam conforme a temperatura são o chame do Weather Puppy (Foto: Reprodução/Karen Malek)

AccuWeather

O aplicativo AccuWeather exibe, na primeira tela, a condição e temperatura atual, junto com a sensação térmica. Há também um resumo dos próximos dias indicando se o tempo vai ser chuvoso ou agradável, além de informações atuais como umidade, índice UV, velocidade e direção do vento, nebulosidade, ponto do orvalho, pressão e visibilidade.

A previsão de hora em hora pode ser visualizada por temperatura, sensação térmica ou precipitação. Já na estendida, é possível acompanhar quais as condições dos próximos quinze dias de forma detalhada.

Para acompanhar outros locais, é possível adicionar cidades como favoritas e alternar entre elas facilmente. Ao clicar no ícone do mapa, você pode visualizar o satélite mundial, o satélite legendado – com indicadores como os de chuva e neve – ou mapa de alerta de tempestade perigosa. Seguindo a fórmula da interatividade, o AccuWeather permite aos usuários compartilhar informações locais para aumentar a precisão do app.

Fornecer informações precisas é o ponto fonte do AccuWeather (Foto: Reprodução/Karen Malek)

Como excluir cidades do app de previsão do tempo no iPhone? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.